O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

VARIEDADES - Conheça mais sobre a Rainha e as Princesas Açorianas de Içara


As estudantes Helen, Jéssica e Beatriz, as primeiras majestades açorianas de Içara, contam seus gostos e sobre a importânia do resgate da cultura açoriana no município içarense.

O 1° Encontro Estadual Açoriano de Içara elegeu as três primeiras jovens que representarão o município e a cultura açoriana pelo próximo ano em eventos típicos em Santa Catarina.

Jéssica Cardoso, primeira princesa, de 16 anos, acredita que essa cultura inicial, vinda com os imigrantes, não deve se perder em Içara e a realização de um Encontro Estadual no município ajuda na revalorização dessa cultura, que vem se misturando a cada geração com outras.

A segunda princesa, Beatriz da Silva Custódio, de 14 anos, diz que essa mistura de origens por um lado é boa, pois cria uma nova cultura mais evoluída com características próprias, mas por outro lado, a riqueza da cultura açoriana está se perdendo na região, caindo pouco a pouco no esquecimento.

A Rainha Açoriana, Helen Martins, de 13 anos (e não 19, como publicado pelo Jornal Içarense na última terça-feira), conta sobre o desfile: “Não acreditava que iria ganhar, todas as candidatas eram lindas e uma, em especial, tinha uma torcida muito grande, ao contrário de mim. Achei que ela ia vencer, quase nem acreditei quando falaram meu nome”, conta Helen, que já venceu um outro concurso de desfile, o Garota Salete Scotti dos Santos, escola que estuda.

Beatriz diz que sentia um nervosismo “normal, quando se faz algo em frente à tanta gente”. Já Jéssica, que também já havia participado do último concurso Garota Verão, em Içara, diz que não sentiu nervosismo, estava bem a vontade. “Não senti vergonha de desfilar, porque é algo que eu gosto. Tinha vários amigos lá me dando apoio, sempre gostei de público”, conta ela sorridente.

A segunda princesa, ainda, pratica handebol e voleibol na Fundação Municipal de Esportes de Içara, além de gostar muito de cantar e escrever poesias.

Enquanto Jéssica Cardoso e Helen Martins preferem a dança. “Eu estou sempre dançando, nem que seja em casa sozinha, gosto muito”, diz a rainha.

As três adolescentes irão representar a cultura açoriana em diversos eventos pelo estado, o próximo será em Palhoça. “Quero representar bem a nossa cultura açoriana, tenho me preparado para isso”, conta a Segunda Princesa.

“Sou adotada de coração por Içara, por isso peço a todos que valorizem esse município, nossos costumes, cultura, cuidem do meio ambiente, seja nas ruas do Centro ou no Rincão. Se a gente quer uma cidade cada vez melhor, vamos fazer cada vez melhor”, finaliza a Rainha Açoriana, Helen Martins.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário