O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 25 de julho de 2009

POLÍCIA - Infrações leves podem não mais pontuar na carteira

Projeto de Lei do senador Expedido Júnior (PR-RO) visa não mais descontar os tradicionais três ponstos na Carteira Nacional de Habilitação dos motoristas que cometem infrações leves.

Motoristas que cometem infrações consideradas leves pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) continuarão tendo de pagar multa, mas ficarão livres da pontuação — três pontos a cada ocorrência — nas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH). Essa é a ideia proposta em Projeto de Lei apresentado pelo senador Expedito Júnior (PR-RO).

O texto é o mais recente entre os mais de 200 que tramitam no Congresso Nacional, prevendo alterações no CTB.

Não há prazo previsto para a apreciação em plenário.

De acordo com agentes municipais e estaduais de trânsito, as multas leves representam de 2% a 3% da arrecadação total.

O projeto, de número 327/09, foi apresentado no dia 15 de julho, dois dias antes do recesso parlamentar do Senado, e está aguardando o recebimento de emendas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Ele altera o Artigo 259 do CTB, que trata da pontuação das multas. Segundo a justificativa apresentada pelo senador, “o combate às pequenas falhas no trânsito precisa de medidas educativas e preventivas, mais do que de punições drásticas’. De acordo com o parlamentar, os motoristas profissionais são particularmente impacta-dos com os pontos das multas leves, acumulando mais facilmente o total de 20, que leva à suspensão automática da CNH.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário