O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Edição 1692: EDITORIAL - Agora é questão de tempo

Desta vez é certa. O empecilho que barrava a emancipação do Balneário Rincão, em Içara, e de Pescaria Brava, em Laguna, foi deposto na tarde de segunda-feira, 24. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 3097 foi arquivada, pelo Supremo Tribunal Federal, pela decisão monocrática do ministro Marco Aurélio de Mello. Extingue-se, por consequência a Adin 2737, por perda de objeto.

As leis catarinenses que tornaram o Rincão o município, através do plebiscito de 2003, retomam valor legal e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deverá marcar eleições para que os representantes do Executivo e do Legislativo sejam escolhidos.

A emancipação do Balneário Rincão de Içara já é realidade e o processo político é uma questão de tempo.

Agora, as lideranças devem se mobilizar para fazer uma eleição disputada no campo político e não no da baixaria, como ocorreu nas eleições municipais de 2008 entre os filiados do PMDB e do PP.

Há quem torça para que haja um consenso, até o prefeito Gentil Dory da Luz manifestou esse desejo, mas, pelo histórico político dos dois partidos, principalmente, a disputa deve ser bem acirrada.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário