O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Edição 1.714: EDITORIAL - Greve, uma pressão pelos direitos

A greve no Brasil começou a ter forças no ABC paulista, através dos metalúrgicos, que tinham como líder sindical o torneiro mecânico Luiz Inácio Lula da Silva, hoje presidente da República, pelo Partido dos Trabalhadores. Com ele liderando a classe metalúrgica teve muitas conquistas, usando a paralisação das atividades como pressão pelos seus direitos.
De lá prá cá, a greve passou por vários estágios e hoje, mesmo de forma fraca, ainda é a arma de alguns sindicatos, ligados ao Partido dos Trabalhadores e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), mas já não é unanimidade entre os trabalhadores brasileiros.
Nesta semana, quem resolveu paralisar as atividades foram os bancários, principalmente os do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que são públicos e tem estabilidade. Já os privados, como Bradesco e Itaú, principalmente, estão com as portas abertas pois os funcionários que aderirem a greve entram para a lista dos demitidos. E todos querem preservar o emprego, só que de formas diferentes. Mas, o povo não pode ser prejudicado pela falta do serviço bancário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário