O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

POLÍTICA - Agricultores deverão participar da 2ª votação da Lei Antifumo

Projeto de Lei de autoria do vereador Darlan Bitencourt Carpes (PP), foi aprovado por unanimidade, em primeiro votação, mas é desaprovado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O Projeto de Lei (PL) N° 029/09 que proibe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em locais públicos e privados de uso coletivo deverá ser votado em segundo turno na próxima sessão da Câmara de Vereadores de Içara, dia 28 de setembro.
O autor do PL, Darlan Carpes (PP), não abre mão da apreciação da matéria e garante que entrará em pauta nem que seja “só com o voto dele”.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Içara, Jair de Stefani, diz que a entidade é contrária à lei, visto que muitas famílias içarenses vivem da plantação de fumo e a cidade tem tradição no cultivo. “Muitos agricultores estarão presentes na votação de segunda”, garantiu. Ele acredita que, às vezes, cria-se leis desnecessárias, mas falta fiscalização e campanhas educativas. “Muitos apresentam lei só por promoção, precisa-se trabalhar a conscientização, mas não queremos criar impasse. O Darlan deveria ter comunicado ao sindicato, nos chamado pa-ra a discussão e não fazer da forma que ele acha que tem que ser”, desabafou.
Os vereadores Osmar Manoel dos Santos (PP), Antônio de Mello (PMDB), Itamar da Silva (PP), Neuzi Berto Silveira (DEM) e André Mazzuchello Jucoski (PSDB) votarão contra. Geraldo Baldis-sera (PDT) estaria inclinado à mesma decisão, contou Jair. “A lei po-de gerar conflito dependendo da forma como for interpretada”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário