O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

VARIEDADES - Academia Içarense de Letras participa de Congresso Estadual

Academia Içarense de Letras participou nos dias 25 e 26 de setembro do 3º Congresso das Academias de Letras de Santa Catarina, que aconteceu em Orleans, com exposição de projetos.

A Academia Içarense de Letras e Artes (Aila) apresentou projetos literários desenvolvidos no município no 3º Congresso das Academias de Letras e das Associações de Escritores do Estado de Santa Catari-na, que foi sediado em Orleans, nos dias 25 e 26 de setembro.
Representaram a Aila os escritores Fátima Pavei, Elza de Mello Fernandes, Silésia Pizzetti Augustinho, Alveri Barbora, Ronaldo David e Gesiel Gonçalves, juntamente com a presidente da entidade, Sônia Tere-zinha Ribeiro Batista.
Quatro projetos foram expostos na ocasião. “As conquistas e dificuldades da experiência de criação da academia de Içara” de Sonia Terezinha Ribeiro Batista; “A Literatura e Escritores de Içara” de Silésia Pizzetti Augutinho; o CD “Absoluto” do compositor e escritor Alveri Barbosa; o projeto “Livro em prol da Apae”e “Das fábulas à ortografia” palestrado por Fátima Pavei.
Com dois anos de fundação (a ser comemorado no dia 5 de outubro) a Academia de Letras de Içara realiza um trabalho que merece reconhecimento, pela demonstração de grande número de projetos e avanços em pouco tempo.
No congresso fora realizada verdadeira maratona de experiências literárias, com a presença de representantes de todo o estado. O que permitiu troca e comércio de produções catarinenses entre os presentes, que passaram a conhecer outras vertentes da Literatura Estadual.
As letras do Região Sul de Santa Catarina, mereceu destaque com a peculiar influência italiana. Personalidades marcantes e seletas do mundo literário catarinense participaram das mesas de debate e os acadêmicos içarenses puderam compartilhar do mesmo espaço.
Segundo Silézia Pizzetti, eles trouxeram na bagagem muitos livros para dar inicio à biblioteca da Casa do Escritor como: os espetáculos do Coral Stelle Alpine e do Grupo Teatral Italiano“Agora Vai”, o mega-show etnico do Quarteto Upus 4, patrocinado pela Lei Rounier, o recital clássico em acordeom com o fantástico Rudi Oscar Beck-hauser, da Academia de São Francisco do Sul, além de muitas propostas de palestras literárias e lançamentos de livros de grandes escritores catarinenses.
Além disso a Aila deverá formar parceria com a Associação Italo-Veneta de Içara (Acivi) para abrir caminhos para o desenvolvimento literário e cultural de Içara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário