O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

GERAL - Ex-dirigente critica Departamento de Cultura

Ex-coordenadora do Departamento de Cultura de Içara, Silésia Pizzetti, envia relatório para a imprensa e autoridades içarenses sobre, segundo ela, de irregularidades cometidas no setor.



Um relatório com o que seriam irregularidades realizadas pelo Departamento de Cultura (setor da Secretaria da Educação), em Içara, com destruição, descuido, falta de manutenção e despreparo dos funcionário relacionados ao patrimônio histórico do município, foi encaminhado à imprensa local.
A autora do relato, a professora e artista plástica Silésia Pizzetti, o intitula de “Os descaminhos administrativos da Cultura Iça-rense” e diz que o objetivo é alertar a falta de treinamento e capacitação das pessoas que estão trabalhando nos Museus e Casa da Cultura Padre Bernar-do Junkes, em Içara.
Ela diz que equipamentos da Reserva Técnica, destinados a manutenção de temperatura e umidade, estão desligados ou quebrados, devido aos funcionários não saberem usá-los; as reformas de adaptação das Reservas Técnicas não foram concluídas; uso inadequado do acervo tombado, peças e documentos estariam sendo manipulados de forma danosa, sendo expostos in-devidamente a luz do sol e móveis históricos usados na recepção da Casa da Cultura; os museus estão fechados ou com atendimento comprometido; ex-tinção ou desestruturados de muitos cursos oferecidos pelo departamento; funcionários inexperien-tes e sem treinamento; entre outras citações.
“A Administração Municipal e a atual Coordenação da Casa da Cultura em nenhum momento demonstrou preocupação de fato com a continuidade aos 20 anos de luta, trabalho e conquistas do Departamento Municipal de Cultura. (...) O mau uso e a falta de manutenção tem me assustado cada vez mais, não posso mais prender-me somente em conselhos, preciso denunciar”, declarou a ex-coordenadora do Departamento de Cultura do município.
A gestora da Secretaria de Educação, Giovana dos Santos, informou queo trabalho está sendo feito, com oferta de Oficinas à comunidade içarense, com dis-ponibilização dos serviços, tanto da Casa da Cultura como dos museus que estão abertos ao público. Quanto as alegações de funcionários desqualifica-dos, sem formação especifica e o fato de serem ex-al-unos, Giovana esclarece: “Que bom que são ex-alunos, estão dando continuidade ao trabalho. Os profissionais que estão no Departamento da Cultura tem ou estão formação e todos tem condições de desempenharem suas funções.
Ela lembra que têm participado de inúmero eventos culturais da região, como do Unesc em Dança, em que a participação da Oficina da Casa da Cultura Padre Bernado Junkes “foi um sucesso”, enfatiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário