O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

GERAL - MIV denuncia derramamento de resíduos em rio de Treviso

Integrante do Movimento Içarense pela Vida (MIV), Geraldo Baldissera, informou que a co-munidade de Treviso solicitou ajuda, no sábado, 31, sobre poluição em rio por mineradora.



O Movimento Içarense pela Vida (MIV) denunciou despejo de resíduos poluentes no Rio Mãe Luzia, em Treviso, por uma das mineradoras que atuam no local e que entre elas, segundo o ativista Geraldo Baldissera, figura as Empresas Rio Deserto. As compotas teriam sido abertas, liberando os deje-tos na fonte de água.
Ele contou que a comunidade daquele município pediu ajuda ao MIV, que foi verificar a poluiçção ambiental do rio no último sábado, 31 de outubro. Registraram o fato com fotografias e coletaram amostra de água, cujo aspecto demonstrava presença de sujeira e mal-cheiro.
“Os içarenses querem que essa situação aconteça aqui? Isso é prova de que a Rio Deserto não cumpre que promete”, disparou Baldissera, citando a luta do movimento contra as a-=tividades minera-dorase o receio de que tragam mais degradação ao meio ambiente do município.
De acordo com o integrante do Movimento I-çarense pela Vida a população de Treviso irá apresentar denúncia ao Ministério Público sobre o incidente. “Não existe mina que não polua”, avaliou.
A assessoria de imprensa da Rio Deserto afirmou que a estação de tratamento de afluente da Cruz de Malta foi esquecida ligada entre a noite de sexta-feira, 30 de outubro, e a madrugada de sábado, 31 de outubro, havendo um vazamento de água tratada e um pouco de resíduo, não tóxico. Foi informado ainda que a limpeza da parte do rio afetada fora limpa no mesmo dia e que notificaram a Fatma (Fundação do Meio Ambiente do Estado). A empresa diz que cumpre as exigências legais e investe em inovações para diminuir a degradação ambiental pela atividade desenvolvida.
O Gerente de Desenvolvimento Ambiental da Fat-ma, em Criciúma, Alexandre Carniel Guimarães, não foi encontrado até o fechamento desta edição para falar sobre o caso. Foi deixado recado junto a secretária da Fatma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário