O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

GERAL - Oficinas e eventos da região movimentam Cultura em Içara

Secretaria de Educação de Içara, através do Departamento de Cultura, desenvolveu no ano de 2009 atividades artistico-culturais, com oficinas de artes e participação em eventos culturais.

O Departamento de Cultura oferece inúmeros cursos e tem marcado presença em festivais, além de promover espetáculos como o 8º Festival de Teatro Amador realizado na última semana com a participação de 24 grupos de Içara e região (dobrou-se o número em relação a edições anteriores).
Com sede na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, na Praça da Matriz São Donato, onde funciona o coração artístico cultural da cidade e são realizadas oficinas artísticas, exposições, eventos artísticos e culturais e também a coordenação dos museus do município que de acordo a coordenadora do depar-mento, Lílian Philippi, visa à educação preventiva e preservação do Patrimônio Histórico e Cultural.
As oficinas culturais ‘Fa-çart’, que iniciou em junho, tem cerca de trezentos alunos nas sete oficinas: street dance, ballet clássico, violão, bateria, desenho artístico, pintura em tela e teatro, distribuídos em quatro bairros e “com projeto de chegar a mais seis em 2010”, salientou Lílian. Há também a colaboração do Conselho Municipal de Cultura.
Com quatro números artísticos, três de ballet e um de street dance bailarinos do Projeto Façart participaram do Unesc em Dança; na avaliação dos jurados o grupo de street tem futuro, base e talento. “Eles estão juntos há apenas quatro meses e foram bastante elogiados. Esta foi a primeira experiência deles num festival onde havia profissionais julgando, não foi de caráter competitivo, mas o grupo ganhou troféu e certificados”, enfatizou Lilian.
“Os jurados disseram que os grupos uniram a responsabilidade com o prazer de dançar contagiando a todos. Uma das apresentações, ‘As Bailarinas’, tinha crianças de três anos e que acompanharam com muita graça a seqüência coreográfica e segundo os especialistas, de forma surpreendente. Estamos muito satisfeitos com os resultados”, comemorou.
Acontece de 9 a 19 de no-vembro Exposição de Arte na Casa da Cultura. “A arte desempenha um importante papel na formação do ser humano e temos aqui na rede municipal de ensino de Içara profissionais extremamente comprometidos com o crescimento integral dos alunos”, salientou a Ges-tora Municipal de Educação, Giovana dos Santos. “Nossos professores são in-cansáveis na arte da pesquisa e concretização do objetivo de tornar seus alunos seres pensantes que intera-jam e apreciem a arte, tornando-os mais sensíveis no olhar e nas ações do cotidiano. Acredito na alegria, na responsabilidade, na energia, no dinamismo, na superação, na criatividade, na dedicação e na inovação para concretização de uma sociedade mais justa e desprovida de preconceitos”, sublinhou Lílian.
Oficinas oferecidas: Artes Plásticas - Desenho artístico, trabalhos manuais, desenho a mão livre, mangá masculino e feminino e A-nime, pintura em tela em a-crílico e óleo, história em quadrinhos.Participam 50 alunos; Dança Façart - Street Dance, Ballet (as oficinas acontecem com crianças entre 3 a 12 anos de idade divididas em seis turmas por faixa etária).
Cerca de 60 alunos; Música: Violão e bateria- com aproximadamente 85 alunos; Teatro - Tem 135 alunos e é reconhecido em âmbito regional, estadual e nacional através das exposiçõ-es em festivais e Aprendendo nos Museus - Trabalho de educação patrimonial para escolas de rede municipal, estadual e particular com crianças do ensino fundamental e médio.
Sob visita monitorada ao patrimônio do município as crianças têm a oportunidade de reconhecer, aprender e preservar lugares de memória histórica, os registros significados arqueológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário