O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

VARIEDADES - Casa da Cultura promove Festival de Teatro Amador

O 8º Festival de Teatro Amador de Içara, na Casa da Cultura, teve abertura na sexta-feira, 30, com apresentação do Grupo de Teatro Impiria, da Itália, e segue até o dia 6 de novembro.



Os içarenses tiveram a honra de prestigiar na última sexta-feira, dia 30 de outubro, a abertura especial do 8º Festival0 de Teatro Amador de Içara com a participação do grupo de Teatro Impiria, da Itália, que encerrou a turnê pela região no município.
Promovido pelo Departamento de Cultura iça-rense, através das Oficinas de Teatro Façart da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, o evento segue até dia 6 de novembro com a apresentação das equipes que se inscreveram para apresentar as montagens, que passaram pela aprovação da organização do festival.
A peça apresentada pelo Impiria tem como título “II ponte sugli ceani” ( A ponte sobre os oceanos), e é baseada na obra literária de Raffaello Canteri.
O enredo lembra a saga de uma família de mi-grantes da Lessínia, Ve-rona-Itália, por quatro gerações, e é ambientada nos séculos 19 e 20. A narração conta a viagem cheia de a-ventura e poesia, comédia e drama dos migrantes em lugares como Brasil, Argentina Venezuela, Estados Unidos, Austrália e outros países da Europa.
Italianinhos em busca de uma vida melhor, que fizeram história e fazem parte da identidade sócio-cultural da Região Sul do Brasil e de Santa Catarina. A peça teatral do grupo italiano, fez muitos içarenses relem-brarem a própria colonização regional e, ao mesmo tempo, prestigiar a arte da representação, num intercâmbio de cultural. O festival continua até a próxima sexta-feira com a apresentação dos grupos selecionados. As informações são da Casa da Cultura.
Departamentos de Cultura da região se preparam para a Conferência Nacional. O Ministério da Cultu-ra realizará, de 11 a 14 de Março de 2010, em Brasília, a 2ª Conferência Nacional de Cultura. Para que isso aconteça é importante a participação direta da sociedade para a formulação de políticas públicas e a formação e consolidação de uma cultura política de-mocrática.
Com o objetivo de promover a participação democrática na formação das políticas culturais estão sendo realizadas conferências preparatórias nas cinco regiões do país.
Até o dia 31 de outubro acontecem as Conferências Municipais, das quais Içara está integrada. As Conferências Estaduais acontecem até 15 de Dezembro; até 31 de janeiro de 2010 serão realizadas as Pré-conferências setoriais.
Os temas a serem desenvolvidos estão apoiados em cinco eixos: produção simbólica e diversidade cultural; cultura cidade e cidadania; cultura e desenvolvimento sustentável; Economia Criativa; Gestão e insti-tucionalidade da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário