O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

COLUNISTA - Walterney Réus

Cerca de 1,5 bilhão de beija-flores

Vocês, leitores, recordam aquela velha história do beija-flor que tentava apagar um incêndio na floresta, enquanto os demais animais fugiam esbaforidos? Alguns até paravam para perguntar o que ele fazia, carregando gota d´água no bico e indo de encontro ao fogo, e, quando ouviam sua resposta de que “estava fazendo sua parte”, caiam na risada e desabalavam a correr.
Agora, pergunto eu, leitores: fosse 1,3 bilhão de beija-flores, vocês acham que eles conseguiriam apagar o incêndio na floresta? Hã?!?! Respondam: 1,5 bilhão de beija-flores sobrevoando um incêndio, e derramando, em conjunto, 1,5 bilhão de gotas d´água, conseguiriam, ou não, apagar o incêndio?
Pois não é que somos 1,5 bilhão de cristãos no mundo? É vero; junte Católicos, Protestantes, Espíritas, e todas as demais denominações religiosas derivadas do Cristianismo, e teremos 1,5 bilhão de pessoas adotando, ou dizendo adotar, os postulados do Cristo como princípios éticos, normas de conduta. Então, eu pergunto: Por que cargas d´água, não conseguimos debelar esse incêndio que faz brasa do planeta?
Ouso dizer que não conseguimos tal objetivo simplesmente porque não exercitamos essa crença. Em outras palavras, para ser menos eufemístico, simplesmente não cremos, ainda. O povo, que somos nós, se toca para dentro das igrejas católicas, dos templos evangélicos, dos centros espíritas, mas não joga a religião para a rua, não pratica a religiosidade. Emparedamos a religião.
Não estou aqui falando daquela religiosidade de pouca utilidade, consubstanciada no falso moralismo, ou ainda naquela carolice que só faz ralhar com comportamentos pessoais. Isso não é religião, é preconceito. Estou falando é da religião praticada pelo Cristo, a religiosidade social. Não há caridade maior, demonstração de amor mais pungente do que você lutar, esforçar para criar melhores condições de vida para pessoas que você nunca vai ver, nunca vai ouvir o nome.
Saiu nos jornais, dia desses, a farra que vereadores estavam promovendo com o dinheiro público, passeando, fazendo compras, quando deveriam estar participando de atividades para as quais foram convocados. Um deles, em tom de galhofa, disse: tudo pelo povo. Ele falou tirando um sarro, mas falou uma verdade. Tudo isso é pelo povo. Pelo povo que não participa; pelo povo que não fiscaliza; pelo povo que não se integra nem se interessa; pelo povo que não exercita a religiosidade. A 101 é uma vergonha? Falta de religião; Os hospitais são um caso de polícia? Falta de religião. A segurança é um caso de demência? Falta de religião. O serviço público é um caso de cadeia? Falta de religião.
Quando você fiscaliza um órgão público, para que não se corrompa nem promova desvio de recursos, leitora, está praticando a religião, seja ela qual for; quando você, leitor, cria uma ONG para, em grupo, fiscalizar as licitações, as notas fiscais, e o uso dos recursos, isso é religião, das mais nobres, porque é amor.
É,1,5 bilhão de cristãos, praticando Cristianismo, com certeza apagam qualquer incêndio. Os corruptos e corruptores que assolam a nação, contam com a impossibilidade de um beija-flor dar conta do recado. A mídia desonesta que corrompe o senso crítico, conta com a ineficiência de um único beija-flor. As nações putrefatas que lançam os tentáculos pestilentos sobre outras nações, contam com a falta de voz de um só beija-flor.
Enfim, todos os maltratadores da coisa pública, da ética social, do compromisso com a verdade, todos eles sabem que não perderão a capacidade de queimar nossa terra até o talo, enquanto lá de cima um único beija-flor estiver lançando gota d´água sobre eles. Experimente jorrar água, para ver se a caterva não some. (Reprise)
Até a próxima semana!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário