O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

POLICIA - Novo documento de identidade será digital

As pessoas terão nova segurança com o novo Registro Único de Identidade Civil, que começa a ser implantado nas capitais, o novo documento será adotado aos poucos pelas entidades.



Os brasileiros vão poder aposentar os vários documentos de identificação por um documento só. Já que começou a ser disponibilizado para a população das capitais no fim de 2009 o Registro Único de Identidade Civil e deve entrar em circulação até o final do ano em todo o país.
O RIC é um cartão magnético que contém em um microchip informações como o RG, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor, além da foto 3x4, da assinatura e das digitais.
Todos os cidadãos são obrigados a trocar os documentos, mas a Polícia Federal (PF) informa que não é preciso correr para tirar a nova identidade. Ainda não há prazo para que essa transição seja concluída. O custo do documento deve ficar entre R$ 12 e R$ 17, valor médio para se tirar um RG hoje.
Para obter o RIC é preciso passar pelos mesmos procedimentos da carteira de identidade: coleta de digitais, fornecimento de dados pessoais e assinatura. A diferença é que o processo vai ser totalmente informatizado, garantindo um cadastro nacional biométrico (leitura de digitais para identificação eletrônica).
O objetivo da nova identidade, segundo o Instituto Nacional de Identificação da PF, é diminuir os riscos de falsificação e fraude de documentos. O novo cartão é feito de policarbonato e impresso a laser em várias camadas.
Chalana Silves, atendente da gerência de emissões de carteira de identidade de Içara, localizada em anexo a Polícia Civil, informou que o órgão já recebeu um vídeo demonstrativo de como será a produção do documento e as instruções básicas para a produção. “Mesmo com o recebimento do vídeo, não temos uma prazo para a produção do material na cidade, que será setorizada, primeiros as capitais, depois às cidades satélites e por fim as demais cidades”. Ela ainda comentou sobre a segurança que o novo documento trará. “Será de 100% já que o documento possui características particulares, impossíveis de serem falsificadas, muitas dessas tecnologias são utilizadas em cartões de créditos pelos bancos”, finalizou Chalana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário