O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

VARIEDADES - Morre Zilda Arns a protetora das famílias pobres do Brasil

A pediatra catarinense morreu no terremoto do Haiti, onde deveria proferir palestra na Conferência Nacional dos Religiosos, e o presidente Lula da Silva decretou três dias de luto oficial.



A pediatra Zilda Arns Neumann, coordenadora internacional da Pastoral da Criança, morreu no terremoto no Haiti, ocorrido nesta terça-feira.
Zilda viajou para o Haiti no domingo e realizaria uma palestra às 10h desta quarta-feira na Conferência Nacional dos Religiosos do Caribe. Na quinta-feira, ela teria um encontro com representantes de ONGs e, no dia seguinte, com o arcebispo de Porto Príncipe. O retorno estava marcado para sábado.
Zilda Arns Neumann tinha 75 anos, era médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa. Ela era representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Zilda nasceu em Forquilhinha e atualmente morava em Curitiba.
Irmã do cardeal arcebispo emérito de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, Zilda foi indicada ao No-bel da Paz em 2006. Viúva desde 1978, mãe de cinco filhos, dos quais apenas quatro estão vivos (Rubens, Nelson, Heloísa e Rogério - a filha Sílvia morreu em 2003, num acidente de carro), e avó de nove netos, a médica era formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Participou de diversos eventos internacionais em países como Angola, Indonésia, Estados Unidos e Europa.
Familiares aguardavam a visita de Zilda, marcada para acontecer no fim deste mês em Forquilhinha, on-de moram três irmãs — Maria Helena, Maria Gabriela e Ilda.
O Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, no uso das atribuições decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Zilda Arns Neumann, que recebeu o título de Cidadã Honorária do município em 2005.
Segundo Gentil da Luz o luto de três dias se cumpre considerando além do titulo recebido pela cidade, também o sentimento de consternação em todo o país e pelo brilhante e relevante trabalho realizado pela Pastoral da Criança em nosso município, no Brasil e em outros países. “Um exemplo a ser seguido”, sintetizou o Prefeito de Içara.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também decretou luto de três dias no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário