O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

VARIEDADES - Museu Igrejinha está aberto ao público na Praia do Rincão

O Museu Arqueológico Igrejinha Nossa Senhora dos Navegantes, que está aberta ao público o ano todo, com horário diferenciado apenas na temporada de verão, retrata a história de Içara.



Atraindo veranistas e moradores do Distrito Balneário Rincão, em Içara, o Museu Arqueológico Igrejinha Nossa Senhora dos Navegantes, é uma opção de lazer e conhecimento na época das férias.
Localizado na Rua Florianópolis, no Centro do Rincão, foi tomado como patrimônio público e por esse motivo não pode permanecer fechado, exceto aos finais de semana.
Segundo Sanete Monteiro Dagostim, responsável pelo acervo, o local abriga toda a extensão arqueológica do sul. “É importante incentivar às pessoas a conhecerem o local, que funciona desde 1997. Precisamos de maior divulgação no Sul”, comenta.
Além de obras de artes, artefatos e ossadas indígenas, há ainda uma pequena biblioteca, com livros doados pela comunidade. No entanto, as obras não podem ser emprestadas. “Precisamos de uma bibliotecária para fazer a catalogação adequada dos livros. Além disso, teria que ficar responsável pelo cadastro dos possíveis usuários” ressalta.
Para a recepcionista Francisca Teixeira, os artefatos que lá se encontram são úteis para despertar a curiosidade. “Essa é a segunda vez que eu venho aqui. Quis trazer minha mãe e meu sobrinho, que nunca tinham vindo”.
Para quem não conhece o Balneário Rincão pode achar que a paisagem é monótona, uma plataforma de pesca aqui e ali e em certas épocas do ano um vento incessante que faz as dunas se deslocarem de um lugar para o outro. Muitos afirmariam que o Rincão é só funciona no verão! Porque no inverno não tem ninguém! Infelizmente, este é o reflexo ideológico do discurso dos visitantes e veranistas, que só existe praia, quando dá uma “esquentadinha”. É um pensamento predominante entre as pessoas que desconhecem o cotidiano da praia. Não sabem o que é respirar um ar puro, acordar e dormir com o marear das ondas.
Viver próximo ao mar é ter o relógio do tempo sincronizado com as manifestações da natureza e como todo povoado costeiro existe uma população fixa que reside o ano todo na praia.
A ocupação do litoral sul brasileiro iniciou há muito tempo atrás, com grupos humanos primitivos que viveram por um longo período explorando os recursos naturais existentes.
Muitas pesquisas arqueológicas foram realizadas durante a década de 90 no município de Içara, trazendo nova luz sobre os dados científicos do passado. A arqueologia está muito presente em nossa região pela diversidade de sítios arqueológicos registrados.
O resultado teve um resultado positivo que foi a implantação do Museu Arqueológico Nossa Senhora dos Navegantes, mais conhecido como o Museu da Igrejinha.
Em todo extremo sul catarinense e litoral norte gaúcho não há um museu público com ênfase em arqueologia semelhante a este. Abriga um múltiplo acervo etnográfico e arqueológico, com inúmeros artefatos líticos e cerâmicos de culturas pré-coloniais distintas.
Um verdadeiro tesouro, que deve ser cuidado e preservado por todos: turistas, veranistas e moradores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário