O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

COLUNISTA - Viviane Maragno


O que comer e beber quando está com diarreia

Água e alimentos contaminados são os grande vilões das viroses que ocorrem mais no verão.

Se você fez parte das estatísticas das pessoas aco-metidas por diarreia nas últimas semanas, principalmente no litoral, saiba que o perigo ainda ronda. E, com a chegada de mais um feriado e dias de folia, é bom se prevenir. Água e alimentos contaminados são os grandes vilões das viroses em geral. Entre os resultados está a diarreia, que abre espaço à desidratação.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, a cada ano, mais de 2 milhões de pessoas morram por doenças diarreicas. Portanto, é importante ficar atento. Mas quando o problema se manifesta, você sabe o que beber, o que comer e o que fazer? As principais dúvidas são como evitar a desidrata-ção e o que precisa entrar e sair do cardápio.
De acordo com o Ministério da Saúde, em casos de diarreia aguda, devese apostar no sal de reidratação oral, disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, ou ou-tras soluções de reidratação oral. As bebidas esportivas devem ficar de fora do tratamento, porque não compensam corretamente as perdas de fluidos corporais e de sais minerais.
O especialista em nutrologia Cristiano Merheb ressaltou a importância de reforçar a ingestão de água e fazer refeições leves e frequentes, com o mínimo possível de gorduras e óleos.
Dê preferência a frutas como maçã, banana, goiaba e caju, que são ricas em elementos que ajudam a interromper o problema. “Se a diarreia vem acompanhada de febre, a pessoa deve procurar assistência médica, pois pode haver a necessidade de controle com antibióticos além dos cuidados alimentares”.
Como é preferível evitar o problema, uma dica é esquecer excessos de carboiratos concentrados (doces e refrigerantes, por exemplo), porque podem causar gases e cólicas, além de diarreia.
Alimentação
Os surtos de doenças transmitidas por diversos alimentos (DTA) são uma das possíveis causas de diarreia e a-inda apresentam uma lista de outros sinto-mas: falta de apetite, náuseas, vômitos, dores abdominais e febre.
Há um registro médio de 665 surtos por ano no Brasil, com 13 mil doentes, causados pela ingestão de comidas ou bebidas contaminadas.
Os principais produtos vilões, segundo informações da Secretaria de Vigilância em Saúde, são ovos crus e mal cozidos (22,8%), carnes vermelhas (11,7), sobremesas (10,9%), água (8,8%), leite e derivados (7,1%).
Existem mais de 250 tipos de DTAs e a maioria é ocasionada por bactérias , vírus e parasitas.
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário