O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

GERAL - Secretaria da Saúde faz um alerta aos banhistas

Para comemorar a prevenção ao câncer de pele e o Dia Mundial de Combate a Hanseníase, a Secretaria de Saúde de Içara promove ações à beira-mar, conscientizando sobre perigos do sol.



A previsão do Instituto do Câncer (Inca) para 2010 é que sejam registrados em Santa Catarina 7.640 novos casos de câncer de pele. Visando uma conscientização aos banhistas sobre o perigo da exposição excessiva ao sol, e para lembrar a data da Prevenção ao Câncer que foi dia 4 de fevereiro, e da Hanseníase, no dia 31, de janeiro, a Secretária de Saúde de Içara, instalou, na tarde de ontem, uma tenda a beira-mar no Balneário Rincão, e espalhou agentes comunitários pela orla marítima.
“Estamos questionando se os banhistas sabem o horário certo da exposição ao sol. Eles sabem que o período entre 10h30min às 16h é perigoso, mas ainda assim se expôem. Além de explicarmos, estamos entregando sachês de protetor solar que ganhamos de um dos apoiadores do projeto, a Vita Derm”, explica a gestora de saúde Mira Dagostim.
No total, 50 pessoas integram a equipe, entre agentes comunitários, enfermeiros e coordenadores da vigilância epidemiológica, explicando que a qualquer sinal de perda de sensiblidade na pele e aparecimento de manchas,pode ser hanseníase e a forma preventiva é consultar um médico, o mais rápido possível. Atualmente, há dois casos em tratamento no município

Nenhum comentário:

Postar um comentário