O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

GERAL - Saúde realiza programas voltados à comunidade

Equipe da Secretaria da Saúde realiza ação em frente à prefeitura, conscientizando sobre a forma de contágio e os perigos das Hepatites B e C, além de mutirão de mamografias e exames em bairos.



Tendo como objetivo esclarecer as pessoas sobre a Hepatite C e B e o método de contágio, a Secretaria de Saúde de Içara, realizou uma ação especial na tarde dessa segunda-feira, em frente ao Paço Municipal, com quatro profissionais atendendo das 9h às 17h.
De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Susana Novelli, aproximadamente 150 pessoas já realizaram o chamado teste rápido. Dentre eles, apenas quatro indicaram o resultado positivo. “Como a transmissão é realizada através da transfusão de sangue, colhemos o material dos supostos casos e vamos enviá-los para uma nova análise, para a confirmação”, elucida Susana.
Se os casos forem confirmados, os pacientes serão encaminhados ao Programa de Controle da Hepatite C. Contudo, a hepatite B também é uma doença sexualmente transmissível. O principal risco, é que nem sempre os sintomas das hepatites aparecem, mas quando ocorrem, são: pele e olhos amarelados, cansaço, tontura, dor na região do fígado e falta de apetite.
Dando continuidade aos programas de saúde voltados à comunidade, acontecerá nesta terça-feira, das 17h às 21h, o mutirão de mamografia no bairro Primeiro de Maio. Entre os serviços oferecidos à população, estão a verificação da pressão arterial, confecção do cartão SUS (indispensável nas consultas médicas), coleta de sangue para exame de HIV, exame preventivo do câncer do colo do útero e solicitação de exames de mamografia.
No próximo sábado, a ação será no Bairro Liri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário