O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

POLITICA - Coligação “Por uma Içara mais humana” avalia Gentil

Presidentes dos partidos que apoiaram a candidatura a prefeito de Gentil Dory da Luz, avaliam o primeiro ano do mandato e opinam sobre a reforma que será feita no secretariado.

O secretariado de Içara, deverá passar por mudanças em breve. O prefeito do PMDB, Gentil Dory da Luz, eleito pela coligação “Por Uma Içara Mais Humana”, juntamente com outros 11 partidos, irá passar por mais mudanças, após a reunião com o colegiado, que deverá ser feita até março deste 2010.
No ano passado, a Secretaria de Assistência Social trocou Silvia Vasconcellos por Adair Benjamin de Souza, o China. Já Cacilda Smielviski assumiu a Secretaria de Fazenda, no lugar de Micélia Luiz.
Entre as mudanças previstas, o encarregado de Obras Dilnei Darci Lima, o Liminha poderá assumir o cargo de secretário de obras, no lugar do subprefeito José Eloir do Nascimento, caso o ex-vereador Wagner Pizzetti não aceite o cargo. E Emerson de Jesus, o Mema, poderá assumir a Secretaria de Planejamento, já que Diego Vitorassi manifestou um suposto interesse de retornar à Câmara de Vereadores.
Mesmo sem nenhuma data definida, os presidentes dos partidos coligados fizeram um balanço sobre o primeiro ano da Administração “Por Uma Içara Mais Humana” e revelam o que esperam da reforma.
Para o presidente do Democratas, Renato Réus, houve uma reestruturação durante o primeiro ano, junto com fatores que prejudicaram, como as dívidas da outra gestão, queda na arrecadação e a crise mundial, e ressalta como ponto positivo a divulgação feita da cidade. Sobre o compromisso de campanha, afirma que além da presidência do Samae conferida ao vice-prefeito José Zanolli, há ainda outra pasta para ser assumida. “Gentil nos pediu um prazo, e estamos aguardando. Na reforma, ele tem que colocar as pessoas certas, que tenham conhecimento, e para o bem da população, deverá cobrar os resultados”, finaliza.
Já o presidente do PDT, Murialdo Gastaldon, disse que há fortes expectativas de que o prefeito cumpra com os compromissos da campanha. “Foi prometida uma secretaria, que foi ocupada por Diego Vitorassi, na secretaria de planejamento. A respeito das reformas, aconselho que ele monte a melhor e-quipe que puder”, enfatiza Gastaldon.
O presidente do PC do B, Claudinei Dêfani, faz avaliação positiva, salientando que as contas da prefeitura estão sendo mantidas em dia. “O maior problema consiste nas vias públicas, que estão tentando ser resolvidas, mas faltam verbas”, define Dêfani, explicando que o compromisso firmado entre Da Luz e o partido seria elegêlo e também a candidata a vereadora Edna Benedet. “Esperamos que ela assuma em breve e para a reforma, acho que ele deveria optar por técnicos que estejam capacitados para o cargo”, conclui o presidente.
Segundo o presidente do PT do B, Altair Francisco, não tem como avaliar a gestão, pois o mandato tem somente um ano. “A prefeitura estava bem danificada, pois o outro governo deixou muito a desejar e não fizeram nenhuma obra que marcou a população”, ressalta, afirmando que nenhuma pasta foi estipulada. “Não trabalhamos nesse sentido. Nós queríamos renovar o munícipio. Para a reforma, o prefeito deverá colocar pessoas competentes, sem querer beneficiar partidos”, defende Francisco.
Já na avaliação do presidente do PSL, João Batista Alves, a Administração está “de bom para ótima, pois vieram bastentes recursos para a cidade, conseguidos, mesmo com a ameaça do afastamento”, comemora Alves, citando que irá se reunir com o prefeito na semana que vem, mas que não houve a definição de nenhuma Secretaria.
Na opinião do presidente do PSDC, João Batista Maximiliano, ainda é cedo para avaliar. “O tempo irá dizer como será a maneira de governar”, resume, dizendo que nenhuma secretaria foi oferecida ao partido.
Para o presidente do PRB, Aldo Wagner Fernandes, a Administração ainda nem começou. “O prefeito só tem ganhado tempo. A equipe é muito boa, dinâmica, mas está faltando ação. Acho que deveria ser revelado para a população o que está realmente impedindo de realizar mais ações”, questiona. Também disse que, como o partido foi o terceiro a declarar o apoio a candidatura, foi prometido um cargo em alguma Secretaria, só que no entanto, nada ainda foi decidido. “Ele terá que cumprir o que prometeu”rebate.
O prefeito Gentil Dory da Luz, afirmou que ainda não há nenhuma data marcada para reuniões do Colegiado. “A única coisa que realmente foi decidida, foi o Comitê Gestor, com a indicação do Gilmar “Axé” Bonifácio. O resto é tudo especulação. O que eu digo para um partido coligado, repito a todos: se um não tem como assumir, o outro também não terá. Meu compromisso é não quebrar a prefeitura”, argumenta o prefeito.
Os presidentes do PRP e do PR, respectivamente, Elton Laurindo da Costa e Maria Aparecida Vieira, não foram encontrados. Já o presidente do PMDB, Adilton Tramontim, não quis responder as perguntas do Jornal Içarense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário