O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 29 de março de 2010

COLUNISTA - Viviane Maragno

Hipertensão Arterial Pulmorar

O HAP tem cinco causas potenciais que resultam em alterações funcionais das vias aéreas.

A hipertensão arterial pulmonar pode ocorrer por hipóxia, ou por hiperfluxo arterial pulmonar, ou secundáriamente a congestão vascular pulmonar causada pelas valvopatias mitrais, sobretudo estenose mitral.
Sopro mesosistólico de ejeção, devido a turbulência do fluxo sangüíneo entrando no tronco pulmonar di-latado. Sopro de regurgitação tricúspide, secundário a dilatação do anel tricúspide pelo aumento do ventrículo direito. Em casos extremos ouve-se terceira bulha e sopro de insuficiência pulmonar (sopro de Graham-Stell).
Exames complementares
No exame radiológico de tórax, a via de saída do ventrículo direito, tronco pulmonar e vasos hilares se apresentam dilatados e ar-vore pulmonar periférica diminuída, dando o aspecto de “arvore podada”. Além do VD observa-se, também aumento do átrio direito, conseqüentes a hipertensão pulmonar e insuficiência tricúspide.
Eletrocardiograma
– As alterações eletrocardiográficas estão relacionadas as patologias de base e hipertrofia das câmaras direitas, ou seja,onda “p” alta e pontiaguda, excedendo 2,5 mm nas derivações DII, DIII, aVF, refletindo aumento do átrio direito e onda R alta em V1 e onda S em V5 ou V6 pelo aumento do ventrículo direito.
Ecodopplercardiograma
-  O ecocardiograma, sobretudo, com Doppler tem se mostrado útil para quantificar as lesões valvares primárias, diagnosticar e estimar o grau de HAP. O ecocardiograma pelo módulo monodimensional mostra atenuação ou ausência da deflecção A da valva pulmonar refletindo a eliminação do movimento sistólico atrial da valva, sendo este sinal confiável de hipertensão arterial pulmonar. Outros aspectos confirmatórios incluem o fechamento mesossitólico da valva pulmonar, curva diastólica achatada e abertura tardia rápida da valva.
Doppler
– Considerando-se que 90% dos pacientes portadores de HAP tem insuficiência tricúspide detectável pelo Doppler, pode-se estimar com relativa precisão o valor da HAP.
Medicina Nuclear
– A cintilografia pulmonar com ventilação e perfusão é extremamente útil aos estudos de hipertensão pulmonar conseqüentes a tromboembolismo.
Cateterismo cardíaco
– O cateterismo cardíaco permite a medida da pressão arterial pulmonar e da resistência vascular pulmonar, além de demonstrar as patologias de base que levaram a HAP. As amostras de sangue das cavidades direitas e da artéria pulmonar, assim como as curvas de diluição com corante. podem ser úteis na confirmação de comunicações anômalas. A angiografia permite a avaliação da presença ou não de embolia pulmonar.A hipertensão arterial pulmonar em níveis sistêmicos e resistência vascular pulmonar (RVP) acima de 10 u/M2 sugerem hipertensão pulmonar fixa, porém, se após o teste hiperóido ou infusão de tolazolina a RVP diminuir em 2 u/M2 ou mais, existe a possibilidade de correção cirúrgi-ca para as cardiopatias congênitas de hiperfluxo, após análise critériosa da vasculatura pulmonar.
O ideal é que a hipertensão arterial pulmonar (HAP) seja diagnosticada o mais cedo possível para que os pacientes possam iniciar o tratamento.
Os sintomas iniciais da HAP – falta de ar, tontura e fadiga – são muitas vezes leves e comuns a muitas outras doenças. O diagnóstico pode ser retardado em meses ou mesmo anos enquanto outras possíveis causas são investigadas e, por isso, freqüentemente a HAP é identificada quando já está bastante avançada.
É difícil diagnosticar a HAP simplesmente com base nos sintomas, e não há um único teste para a doença. O diagnóstico, geralmente, se baseia no histórico médico e em u-ma série de investigações elaboradas para medir as funções cardíaca e pulmonar e para descartar outras doenças.
Antes de tomar qualquer medicamento procure um médico.
Até a próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário