O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 17 de março de 2010

GERAL - Campanha contra H1N1 leva orientações aos alunos

Iniciou no dia 8 de março em todo o país a campanha nacional de vacinação para a prevenção do vírus da Gripe Influenza (Gripe Suína) e o prazo de encerramento está previsto para sexta-feira.



A Campanha Nacional de Vacinação para a prevenção do vírus da Gripe Influenza (H1N1), que iniciou no dia 8 de março e encerra a primeira etapa na sexta-feira ,dia 19, quando todos os funcionário da equipe de saúde do município devem receber uma dose da vacina.
Em Içara, de acordo com a Gestora Municipal de Saúde, Mira Dagostim, as doses estão sendo liberadas por etapa.
“Nesta primeira etapa foram disponibilizadas 600 doses da vacina e temos como objetivo na cam-panha de vacinação, que termina no dia 21 de maio, imunizar o maior número de pessoas, evitando assim uma possível pandemia como a que ocorreu no ano passado”, enfatizou.
Para levar maiores informações e esclarecimentos sobre a doença e as formas de prevenção a enfermeira Camila Martins, coordena-dora dos Programas de Saúde de Içara, realizará na quarta e quinta-feira (17 e 18) palestra sobre o assunto na E.M.E.F. Quintino Rizzieri, no bairro Jardim Elizabete.
As informações serão passadas aos alunos de primeira a oitava séries, divididos em 10 turmas, com início às 8h30min e à tarde a partir das 13h30min.
A segunda etapa de vacinação acontece de 22 de março a 2 de abril e será destinada a grávidas em qualquer período de gestação; crianças de 6 meses a 1 ano 11 meses e 29 dias; grupo de pessoas com doenças crônicas, exceto os idosos, que serão vacinados posteriormente. “A vacina poderá ser feita nas unida-des de saúde dos bairros, diariamente, ou de acordo com o cronograma estabe-lecido por cada equipe de Estratégia de Saúde da Fa-mília”, explica a enfermeira Raquel Angeloni, coordenadora da campanha no município.
A terceira etapa acontece de 5 a 23 de abril para adultos saudáveis de 20 a 29 anos e grávidas em qual-quer período de gestação; já a quarta etapa será de 24 de abril a 7 de maio para idosos maiores de 60 anos com doenças crônicas.
Raquel acrescenta que esta etapa acontece durante a campanha anual de imunização contra a gripe comum. “Aqueles que tiverem doenças crônicas tomarão duas vacinas”, salienta; e a quinta etapa vai ocorrer entre de 10 a 21 de maio e atenderá a população de adultos saudáveis de 30 a 39 anos e também grávidas em qualquer período de gestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário