O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 30 de março de 2010

VARIEDADES - Educação promove caminhada da solidariedade e da paz

O objetivo da Secretaria de Educação de Içara é criar momentos de reflexão entre a comunidade escolar, envolvendo pais, alunos e professores, sobre as políticas públicas e os valores da solidariedade.



Envolvidos com o clima da Páscoa e buscando proporcionar momentos de reflexo a Administração Municipal de Içara, juntamente com a Secretaria de Educação, promove na quinta-feira, dia 1º de abril, a Passeata da Solidariedade e da Paz, além da Páscoa, também serão abordados temas de acordo com o projeto desenvolvido nas escolas. Cada colégio fará o evento em seu bairro.
A partilha do pão será realizada nas unidades escolares que não fizerem a caminhada.
De acordo com a Gestora Municipal de Educação, Giovana dos Santos, nestes locais uma grande mesa será posta, onde “acontece também momentos de reflexão e depois a partilha do pão”, salientou, informando ainda que nos Centros de Educação Infantil (CEIs) a confraternização contará com a presença do amigo coelho que fará a entrega de uma lembrança da Páscoa a cada criança, “acompanhada de brincadeiras, música e lanche”.
O roteiro em todo município segue a programação que será apresentada pela E.M.E.F. Ângelo Zanellato, no centro da cidade.
O evento inicia às 8h nas dependências da escola, no bairro Primeiro de Maio, seguindo pela Rua João Menegaro, fazendo uma primeira parada entre a Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar refletindo sobre as políticas públicas de educação na construção de uma sociedade de valores de solidariedade, justiça e paz.
A segunda parada será na Prefeitura Municipal onde a comunidade escolar será recepcionada pelo chefe do Executivo e a reflexão continua sendo políticas públicas na área de desenvolvimento social.
Já, a terceira reflexão acontence em frente à Igreja Assembléia de Deus sobre a importância das igrejas e das religiões de modo geral para que haja solidariedade entre os membros das congregações e da tolerância para as diferenças. As igrejas são importantes elementos sociais para a construção da cultura de paz.
Também sobre políticas públicas, no quarto ponto de reflexão, em frente a unidade de saúde do bairro Primeiro de Maio será apresentado como tema o acesso a bens e serviços essenciais como a saúde deve ser uma prioridade em toda sociedade. O encerramento acontece no pátio da escola com momento ecumênico e celebração da Páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário