O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

COLUNISTA - Viviane Maragno


Síncope e Lipotimia

O que é Síncope?
Perda repentina da consciência, geralmente com rápida recuperação, pode ser devido a múltiplas causas, desde um simples susto (ansiedade, tensão emocional) até um quadro encefalítico. Existe prevalência elevada em pessoas de idade. Também é chamada de desmaio súbito.
As causa?
Podem ser: doença cérebro-vascular, convulsões; de origem cardíaca, tais como: arritmias, doença cardíaca estrutural ou isquêmica; embolia pulmonar, hipertensão pulmonar; metabólicas, tais como hipoglicemias, intoxicações; neurogênica/vascular, como hipotensão postural, síncope situacional ou vasodepressora; infecciosas; psicogênicas; desconhecidas, ao redor de 40%.
O que se sente?
Náuseas, tonturas, suor moderado ou abundante, palidez, visão borrada, acinzentada, perda da consciência.
Como é o diagnóstico?
Exames clínicos e neurológicos são necessários para equacionar corretamente o episódio de inconsciência. São necessários, quando pertinente, diversos exames que vão desde um simples hemograma e dosagens de glicose até uma ressonância magnética. Casos mais graves, especialmente doenças de origem cardíaca, requerem uma atenção maior. Enquanto o paciente estiver desmaiado deve ser acomodado deitado, a cabeça sem angulações e as pernas elevadas.
Prevenção:
- Ao sentir que vai desmaiar, procure deitar com as pernas mais alta que a cabeça.
- Se não for possível deitar, sente-se e baixe a cabeça até o nível dos joelhos. Este procedimento aumenta o fluxo de sangue no cérebro.
- Procure não se levantar bruscamente, faça-o lentamente, para que a freqüência cardíaca e pressão sangüínea tenham mais tempo para se ajustar à posição vertical.
- Se você começou a tomar alguma medicação nova e acha que o desmaio foi ocasionado pela medicação, procure o médico, pois pode ser necessário ajustar a dosagem.
- Em épocas de altas temperaturas, como verão, passar por muito calor, ter sensação de abafamento, ingerir pouco líquido, ficar em pé por um longo tempo, fazer exercícios e desidratar-se são condições propícias para ocorrer um desmaio.
O que é Lipotimia?
É a perda mais ou menos completa do conhecimento acompanhada da abolição das funções motrizes, com integral conservação das funções respiratória e circulatória. Ela se constitui no primeiro grau de síncope: é acompanhada de palidez, suores frios, vertigens, zumbidos nos ouvidos: a pessoa tem a impressão angustiante de que vai desmaiar, mas, de fato, raramente, perderá o conhecimento. O fênomeno pode ser causado por emoção violenta, por súbita modificação da posição deitada para a posição vertical, ou por toda circunstância análoga, susceptível de alterar a circulação. A lipotimia usualmente não é grave mas é importante averiguar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário