O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

VARIEDADES - Voluntários do Vida Jovem recebem curso de capacitação

Promovido pela instituição em parceria com o grupo Cruz Azul, o primeiro módulo do curso aconteceu mês passado em Criciúma, enquanto que a segunda etapa aconteceu nesta sexta-feira.



Conforme estipulado pela resolução número 101 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 31 de maio de 2001, que estabelece as diretrizes para o atendimento e tratamento de pessoas com transtornos decorrentes do uso ou abuso de substâncias alucinógenas, que estabelece que todo os erviço, para funcionar, deverá estar devidamente licenciado pela autoridade sanitária competente.
Além da capacitação das pessoas que lidam no local, as normas também dizem que serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso ou abuso de substâncias psicoativas (SPA), em regime de residência ou outros vínculos de um ou dois turnos, segundo modelo psicossocial, são unidades que têm por função a oferta de um ambiente protegido, técnica e eticamente orientados, que forneça suporte e tratamento aos usuários abusivos e/ou dependentes de substâncias psicoativas, durante período estabelecido de acordo com programa terapêutico adaptado às necessidades de cada caso. É um lugar cujo principal instrumento terapêutico é a convivência entre os pares. Oferece uma rede de ajuda no processo de recuperação das pessoas, resgatando a cidadania, buscando encontrar novas possibilidades de reabilitação física e psicológica, e de reinserção social
Para isso os voluntários do Centro de Recuperação Vida Jovem, de Içara, em parceria com a Cruz Azul do Brasil, com sede em Blumenau, uma organização cristã que foi fundada em Genebra, na Suíça, em 1877, e presente em 51 países, está realizando o curso de capacitação, na Igreja Luterana, em Içara..
De acordo com o responsável pelo Centro de Recuperação Vida Jovem, Rodrigo da Rosa, esse é o segundo módulo do curso, que acontece nesta sexta-feira e sábado, das 9h às 20h, onde os sete monitores e coordenadores responsáveis pelos dependentes químicos, estão recebendo as devidas instruções.
O primeiro módulo do curso, aconteceu durante o mês de maio, em Criciúma, enquanto que o terceiro está previsto para o mês de agosto, onde também haverá o encerramento e a entrega dos certificados.Para quem quiser conhecer o trabalho desenvolvido pelo grupo, o Centro de Recuperação fica na Estrada Geral da Urussanga Velha ou ligar para (48) 9947 0990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário