O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

GERAL - Médico alega que informou Mira e Costa sobre as denúncias do SUS

Secretária de Saúde de Içara tinha conhecimento das suspeitas de irregularidades no hospital, segundo o médico denunciante, que afirma ter sofrido assédio moral pela diretoria do hospital.


O médico ginecologista Lauro José Nogueira, autor da denúncia de fraudes nos laudos do Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital São Donato, em Içara, afirmou que antes de denunciar ao Ministério Público, recorreu à administraçãodo hospital e a Secretaria de Saúde.
Segundo ele, na semana anterior a Páscoa, haveria notado irregularidades nos registros de atendimentos do SUS. “Na semana seguinte, pessoas ligadas à Secretaria de Saúde foram informadas da suspeita, e teriam por diversas vezes tentado fazer contato e realizar uma reunião com o vereador e diretor do hospital, Acirton Costa. Devido a falta de providências, denunciei ao Ministério Público”, afirmou.

Lauro disse que teria sofrido assédio moral por parte da direção do hospital, e que diretoria e administração estariam cogitando o seu afastamento, com a alegação de que ele tinha conhecimento de outras falhas médicas e não as comunicou.
A secretária Municipal de Saúde, Mira Dagostim, diz que foi procurada “informalmente”por Nogueira, e que posteriormente se reuniu com médico auditor Ricardo Martins, e solicitou que ele “observasse mais prontamente todos os prontuários”.
Costa nega ter tido conhecimento das irregularidades antes da denúncia ao Ministério Público. Segundo ele só ficou sabendo da fraude, em uma reunião há cerca de três semanas, com os médicos.
Com relação a demissão da servidora A.S., Nogueira diz que “quando um funcionário descobre e denuncia uma fraude, que possa comprometer a empresa em que trabalha, deveria ser agradecido”e não demitido”.
O médico desmente a informação de que o dinheiro desviado teria sido encaminhado aos médicos do hospital.
Na tarde de ontem, as funcionárias afastadas pela direção foram chamadas na Polícia Federal para prestar esclarecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário