O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

POLITICA - Reunião sobre anemia equina movimenta a Câmara Legislativa

Durante a tarde de sexta-feira, a Câmara de Vereadores içarense foi placo de uma reuunião entre criadores de cavalo e autoridades do munícipio, sobre a anemia equina e os exames .



Durante a tarde de sexta-feira, conforme o requerimento feito pelo vereador André Jucoski, o Polakinho (PSDB), estiveram presentes na Câmara de Vereadores de Içara, o Gerente Regional da Epagri, Renato Bez Fontana, o Gerente da Cidasc, Vilmar Warmelling, o responsável pela Defesa Sanitária Animal da região, Gean Carlo Canever, o secretário Municipal de Agricultura, Silvio João Vianna, e uma comissão de criadores de cavalos, para prestarem mais informações sobre os exames de anemia infecciosa eqüina, já que há criadores com dificuldade.
“Os criadores de cavalos estão com dificuldades para realizar os exames, outro motivo é a necessidade da certidão da realização dos exames para os cavalos participarem de eventos”, comentou Jucoski.
Durante a reunião, os criadores de cavalo do município manifestaram a a opinião, de que são contrários a obrigatoriedade dos exames, mas sim da maneira que o assunto vem sendo colocado, pois a lei nacional obriga a vacinação dos animais que irão participar de feiras e eventos, e os laboratórios que realizam os procedimentos são localizados em Florianópolis e Lages.
A solução dada por eles é a necessidade de um tempo para adequação à nova lei, concedendo uma carteira aos proprietários e promovendo o abatimento dos animais infectados, visto que a transmissão é realizada através do contato com animais doentes e não há tratamento ou cura para a doença, argumentos também apoiados pelo secretário de agricultura do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário