
O Caps de Içara atende a 165 usuários divididos em três grupos: intensivo que recebe atendimento diariamente, das 13h às 17h, composto por 25 pessoas; semi-intensivo que atende 90 pacientes no período da manhã, três vezes por semana e o grupo não intensivo que é atendido uma vez na semana, integrado por 90 usuários. São oferecidos lanche, vale transporte e toda a medicação do tratamento.
A equipe técnica do Centro de Atendimento Psicossocial é composta por doze profissionais, entre eles psicológos, psiquiatra, terapeuta ocupacional, enfermeira, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista e professores de artes e educação física.
A gestora Municipal de Saúde, Mira Dagostim, considera que o objetivo do atendimento do Caps de evitar internações tem sido alcançado com mérito. “Alguns pacientes que recebem acompanhamento no Caps estão há sete anos sem internações. Esta semana dois dos usuários serão transferidos do grupo intensivo para semi-intensivo o que para nós, para a família e principalmente para o usuário é uma vitória”, declarou.
“Com o atendimento dos psicólogos, psiquiatras e da equipe não necessito e evito internação, além disso ocupamos a mente com a terapia. Não fico em casa com a mente desocupada”, relatou um usuário.
Nos dias 20 e 21 de maio profissionais e usuários do Caps, participarão da 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental Intersetorial, em Florianópolis. O intuito do encontro é aprimorar os conhecimentos sobre políticas de Saúde Mental para aplicar posteriormente no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário