O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

ESPORTES - Novos projetos esportivos serão integrados a sociedade

Os estados começam a planejar projetos esportivos em todas as cidades, pensando num futuro promissor para o esporte amador, como ocorre com o Segundo Tempo que funciona em Içara.

O Brasil quer estar entre as 10 primeiras potências do esporte mundial em dez anos. Para atingir essa meta cerca de 1,4 mil delegados, representando todos os estados e regiões do país, elaboraram em Brasília, entre 3 e 6 de junho, o Plano Decenal de Esporte e Lazer 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais. A iniciativa é do Ministério do Esportes, durante a 3ª Conferência Nacional do Esporte.
Santa Catarina, entre os 30 delegados, contou com o professor Adenilson Monteiro, coordenador pedagógico do Programa Segundo Tempo de Içara, eleito em conferências regional e estadual. “Foi uma iniciativa importante, que pode, efetivamente, alavancar o desenvolvimento do esporte e colocar o Brasil entre as potências mundiais e condições para isso temos, basta que as políticas de apoio ao esporte sejam organizadas e efetivas, como está ocorrendo”, comenta Monteiro, motivado pelo projeto federal.
O professor salienta que uma das propostas que integra o Plano Decenal de Esporte e Lazer, por exemplo, prevê que sejam implantados Centros de Excelência em Esportes em município pólo de regiões dos estados. Inicialmente a proposta era para cidades com mais de 100 mil habitantes, mas Santa Catarina tem municípios-polo com população inferior, como é o caso de Araranguá.
O Programa Segundo Tempo também foi contemplado por seus resultados em todo país. Está decidido que o programa será ampliado, de imediato, proporcionando acesso ao esporte e ao lazer a crianças e adolescentes de todas as regiões do Brasil.
Em Içara, o “Segundo Tempo”, que proporciona esporte e lazer a crianças e adolescentes em desvantagem social no contra turno das aulas em escolas públicas, conta com oito núcleos e atende cerca de mil crianças e adolescentes com a prática de esportes, visando a socialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário