O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 1 de junho de 2010

GERAL - Conscientização marca o Dia Mundial Anti-tabagismo

Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais, promove ações informativas sobre uso de cigarro; grupos para fumantes que desejam parar será formado em junho.

Usuária do cigarro há mais de 14 anos, a balconista Mariléia Cechinel, apesar de ter sido orientada pelos médicos a largar o vício em função de um câncer no no útero, não conseguiu parar de fumar por mais de um mês.
Para prevenir casos como o da balconista e divulgar as consequências do fumo, nesta segunda-feira, 31, Dia Mundial Anti-tabagismo, a equipe da Secretaria de Saúde promoveu ações no município. A campanha cujo tema é, fumo: mortífero de qualquer forma, desenvolve atividades nas 17 unidades municipais de Saúde com duração até o dia 29 de agosto. Entre as ações de conscientização, realizadas em frente à Secretaria de Saúde e ao Hospital São Donato, foram distribuídos folders informativos aos motoristas e pedestres e efetuadas palestras nas escolas. “Fazemos nossa parte em divulgar para a prevenção”, considera a agente comunitária, Silvania Neli da Silva. Usuários da Caps também contribuiram na distribuição do material.
A enfermeira e coordenadora dos programas de Saúde, Camila Martins, informa a quem desejar abandonar o fumo que o Programa Municipal de Combate ao Tabagismo (SMS) formará em junho um novo um Grupo de Tabagismo. No qual serão realizados encontros semanais para auxiliar no processo.
A coordenadora enfatiza que o programa depende “da vontade do fumante”, o qual deve procurar uma unidade de saúde se houver interesse. A meta para este ano é formar três grupos, sendo superior ao ano passado, no qual apenas um grupo foi formado.
Nas escolas foi lançada a campanha “Diga Não ao Fumo”, na qual os estudantes puderam contribuir com ideias e sugestões para a criação de um mascote. Em função da data os servidores públicos foram convidados a se vestir de preto como gesto de divulgação dos efeitos nocivos do cigarro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário