O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 1 de junho de 2010

VARIEDADES - Palestra orienta sobre prevenção da Hepatite

Com o intuito de prevenir a doença, foi realizado, na tarde de segunda-feira no salão de eventos da FAI, uma palestra para manicures e pedicures a respeito dos cuidados a serem tomados.

O Programa Municipal Contra a Hepatite, da Secretaria de Saúde de Içara, realizou nesta segunda-feira, 31, no salão de eventos da Fundação Assistencial de Içara (FAI), palestra para manicures e pedicures, que possuem ou trabalham em estabelecimentos na cidade.
Entre os assuntos abordados estavam temas relacionados à doença, formas de contaminação e prevenção no trabalho. Neste mês também participaram de encontros sobre o tema os odontólogos que trabalham nas unidades públicas de saúde.
“A proposta é levar o maior número de informações sobre a doença a grupos que atuam diretamente com sangue e secreções. Em 2009 os médicos formaram o público alvo. Nas reuniões também é feito o teste rápido para detecção do vírus da Hepatite C”, explicou Silvana Novelli enfermeira responsável pelo Programa Municipal Contra a Hepatite.
Além destes grupos, também receberão orientações de como trabalhar a prevenção dessa doença que cresce cada vez mais no município de Içara, segundo a gestora de Saúde, Mira Dagostim, funcionários de empresas da cidade. “Uma de nossas vitórias foi a obtenção de kits para testes rápidos, para detecção da Hepatite C, onde não é preciso esperar o retorno dos exames do laboratório, o resultado é imediato”, concluiu a profissional da área de saúde.
A hepatite é uma degeneração do fígado que ocorre por diversas causas, sendo as mais frequentes as infecções pelos vírus A, B e C, podendo ocorrer também pelo abuso de álcool ou excesso de substâncias tóxicas como remédios. A Hepatite tipo A é transmitida pela ingestão de alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra.
Já os tipos B e C são transmitidos através do sangue, podendo contaminar pelo uso de agulhas injetáveis, materiais cirúrgicos contaminados ou relações sexuais sem proteção no caso da Hepatite B.
As pessoas podem procurar uma unidade de saúde mais próxima do bairro onde reside para fazer os exames preventivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário