O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

GERAL - Moradas invadem áreas de preservação ambiental

Ong Sociedade Ecológica denuncia construção de moradias em áreas de preservação ambiental permanente no Balneário Rincão; mais de mil pessoas estão cadastradas em programas habitacionais.

Invasão ilegal de moradores nas dunas de areia nos loteamentos Mirassol e Chico do Poço, no Distrito Balneário Rincão, em Içara, motivaram denúncia da Ong Sociedade Ecológica à Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai).
Conforme o coordenador da organização, Vidal da Silva Santos, cerca de quatro residências foram construídas apenas este ano em cada loteamento. “Nas administrações anteriores o controle era realizado, mas agora está abandonado”, critica Santos.
Ele aponta que a invasão das áreas de preservação permanente ocasionam um série de problemas, desde depredação ambiental a saúde pública. “A questão não deve ser solucionada apenas pela preservação do meio ambiente, mas porque uma questão social. As pessoas não têm acesso à água ou saneamento e se continuar assim pode ocorrer aglomerações de residências”, enfatizou Vidal, acrescentando que alguns moradores constroem mais de uma moradia em propriedades pequenas.
Segundo avaliação do presidente da Ong os invasores são na maioria originários de outras cidades, os quais não possuem lugar para se instalar.
O presidente da Fundai, Geraldo Baldissera, informou que foi realizada uma visita às localidades, e comentou que já tinha conhecimento de algumas invasões anteriores. As famílias que ainda não possuem cadastro em planos habitaci-onais devem ser cadastradas, alerta.
Baldissera apontou que nas áreas de preservação foram implantados postes de iluminação pública, o que, segundo ele, será avaliado, pois seria irregular.
O secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Adair Benjamin de Souza, informou que os invasores já estão sendo cadastrados e acrescentou que desde 2008 estão sendo realizados registros para os programas habitacionais.
Souza estima que até junho de 2011, 94 casas e 188 apartamentos estarão disponíveis a moradia. As habitações fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida, em parceria com o Governo Federal e Caixa. Já foram registrados mais de mil cadastros até o momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário