O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas em Crônicas (53)

E se a prática de ensino-aprendizagem está sendo pesada, os alunos não querem nada com o estudo; é hora de professores, pais e direção das unidades escolares sentarem para falar e resolver os obstáculos do educando.
A família precisa ocupar o seu espaço, manter a obrigação de cuidados físico, mental e moral do filho. Se a família está omissa, é hora da escola cobrar dos pais, mas é necessário que os professores tenham práticas de ensino coerentes para o desenvolvimento da aprendizagem. Infelizmente há professores que não possuem o mínimo de domínio de classe. Eles se igualam a certos pais que esperam que a escola eduque os filhos. São pais alheios ao papel de educador, de responsáveis por pessoas que colocaram na sociedade e não sabem o que fazer deles, para onde direcioná-los, pois nem eles mesmos sabem o que querem; estão perdidos. Esperar que as instituições eduquem aos filhos é muita imaturidade dos pais.
Houve um tempo em que os pais diziam aos professores: aqui você decide sobre ele e o que me for de minha competência, me avise que eu corrigirei. Aqueles pais que não se isentaram de corrigir as falas dos alunos no âmbito escolar fizeram cidadãos bem mais atuantes na sociedade. Havia políticos mais decentes, comerciantes mais entrosados com o mercado nacional, médicos mais disponíveis para ouvir o doente, professores mais comprometidos com o ensino-aprendizagem, jovens mais sadios e engajados com a sociedade, pais mais participativos e orgulhosos com o sucesso dos filhos, mães que tinham gosto em cozinhar e amor à saúde e ao bem estar dos filhos. Vivia-se em família e para a família. As drogas estavam bem mais longe e o sucesso bem mais perto dos indivíduos. Infelizmente, hoje, a droga vem destruindo os lares é uma constante na vida de muitos jovens, que se transformam em verdadeiros zumbis nas mãos dos traficantes.
Os vencedores de nossa terra foram jovens comprometidos com os valores humanos e com a sua educação informal e, quando possível também com a educação formal. Eles souberam e sabem ler em linha horizontal e em linha vertical os valores humanos e o sucesso de sua missão.
Até a próxima semana com mais um assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário