O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

VARIEDADES - Alunos recebem mudas de planta em extinção

Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Rizzieri, receberam, dentro do projeto Gentileza, Pequenos Gestos, Grandes Atitudes, mudas da planta Bacupari.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Rizzieri, localizada no bairro Jardim Elizabete, em Içara, dentro do projeto Gentileza, Pequenos Gestos, Grandes Atitudes, abordado durante o ano letivo de 2010, estudará a planta frutífera Bacupari. Apesar de ser encontrada na região, a fruta está em extinção, por isso os alunos abordaram assim a consciência da responsabilidade de todos na questão ambiental, fazendo com que o processo de preservação da planta possa contar com a ajuda de todas pessoas, principalmente da nova geração.
Conforme a equipe pedagógica da escola, a causa foi “assumida dentro do projeto Gentileza, para a realização de uma gentileza com o meio ambiente”.
De acordo com o que foi apresentado aos alunos, “o fruto do Bacupari pode ser encontrado no Brasil, da região Amazônica ao Rio Grande do Sul. Hoje em dia é muito difícil encontrar uma árvore da fruta, principalmente em região urbanas”, relatam no projeto.
Bacupari vem do tupi-guarani e significa “fruta de cerca” por causa dos ramos ascendentes que crescem na horizontal quando a planta está nos bosques de florestas nativas. Os frutos são adocicados, adstringentes e refrescantes, próprios para o consumo in natura. Os frutos apresentam forma arredondada e levemente alongada e atingem até 6 centímetros de comprimento por 7 centímetros de diâmetro. Quando maduros, a casca é grossa e fica amarelada alaranjada, enquanto a polpa é branca e creme. Cada árvore produz entre100 a 400 frutos.
A planta é considerada medicinal e ainda pode ser usada na arborização de praças, parques e na recomposição de matas de áreas degradadas. Nessas áreas, os frutos servem como alimentos aos animais e pássaros silvestres
Pesquisadores brasileiros descobriram que extratos da casca e da semente do bacupari, têm substâncias químicas que combatem os micróbios causadores da cárie. Esta substância abundante na casca, mostrou-se tão potente quanto à clorexidina, o antibiótico mais forte usado pelos dentistas.
Diante, desta preocupação com o meio ambiente, através de pesquisas e contatos, a direção da escola municipal localizou 400 mudas da fruta com um biólogo em Turvo, realizando a distribuição aos seus alunos no dia 9 de julho, trabalhando a conscientização entre os estudantes, tanto dos turnos matutino, quanto vespertino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário