
O ideal é que a pessoa que for fazer o atendimento, esteja capacitada por um profissional habilitado, de preferência com pós-graduação em emergência pré-hospitalar. Além disso, outras condições devem ser observadas, como a respiração, temperatura da pele e o que a vítima informa sobre si mesma, naúse-as, dor de cabeça.
Conforme o Bombeiro Militar de Içara, Fernando Adamante, no caso de queimaduras, acidente mais comum em casas, o procedimento correto é jogar água fria. “Nada de passar creme-dental ou outras coisas. O local deve ser refrescado, pode pegar um pano limpo, molhá-lo e passar sobre o local ferido. Caso haja a formação de bolhas, elas não devem ser estouradas”, informa Adamente, acrescentando que a pessoa deve ser levada imediatamente para o hospital. Ele também aconselha que quando algo estiver no fogão, o cabo das panelas deve sempre estar voltado para a parte de dentro, e que crianças não devem ser deixadas no ambiente sem a supervisão de um adulto. “Quando o fogão não estiver sendo utilizado, o gás deve ficar fechado também”, aconselha o bombeiro.
Alguns conhecimentos simples como esses, podem diminuir sofrimentos e até salvar vidas de muitas pessoas. Se o adulto perder um litro de sangue já é o suficiente para vir a óbito.
No intuito de preparar as pessoas para eventuais emergências, a Secretaria de Saúde de Criciúma, em parceria com os governos federal e estadual, está realizando desde o início do ano, mais precisamente, fevereiro, dentro do curso técnico de Saúde Bucal, o treinamento de primeiros socorros. As 31 auxiliares de odontologia dos municípios da Amrec (Associação dos municípios da Região Carbonífera), receberam na quarta-feira da semana passada na Casa do Professor Paulo Freire, instruções de como socorrer vítimas em casos de acidentes, como proceder em ocasiões de urgência e emergência e no combate ao fogo.
Na quinta-feira, dia 15, o primeiro semestre do ano letivo foi encerrado, e a segunda parte do curso terá ínício no dia 2 de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário