O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

VARIEDADES - Aprendizagem de técnicas de primeiros socorros

As 31 alunas do curso Técnico de Saúde Bucal da região da Amrec, aprenderam durante o primeiro semestre de 2010 técnicas essenciais de primeiros socorros, em caso de acidentes.

A maioria dos acidentes, desde os mais banais que acontecem em casa, como as queimaduras, desde os mais sérios como os acidentes de carro. Contudo, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas.
O ideal é que a pessoa que for fazer o atendimento, esteja capacitada por um profissional habilitado, de preferência com pós-graduação em emergência pré-hospitalar. Além disso, outras condições devem ser observadas, como a respiração, temperatura da pele e o que a vítima informa sobre si mesma, naúse-as, dor de cabeça.
Conforme o Bombeiro Militar de Içara, Fernando Adamante, no caso de queimaduras, acidente mais comum em casas, o procedimento correto é jogar água fria. “Nada de passar creme-dental ou outras coisas. O local deve ser refrescado, pode pegar um pano limpo, molhá-lo e passar sobre o local ferido. Caso haja a formação de bolhas, elas não devem ser estouradas”, informa Adamente, acrescentando que a pessoa deve ser levada imediatamente para o hospital. Ele também aconselha que quando algo estiver no fogão, o cabo das panelas deve sempre estar voltado para a parte de dentro, e que crianças não devem ser deixadas no ambiente sem a supervisão de um adulto. “Quando o fogão não estiver sendo utilizado, o gás deve ficar fechado também”, aconselha o bombeiro.
Alguns conhecimentos simples como esses, podem diminuir sofrimentos e até salvar vidas de muitas pessoas. Se o adulto perder um litro de sangue já é o suficiente para vir a óbito.
No intuito de preparar as pessoas para eventuais emergências, a Secretaria de Saúde de Criciúma, em parceria com os governos federal e estadual, está realizando desde o início do ano, mais precisamente, fevereiro, dentro do curso técnico de Saúde Bucal, o treinamento de primeiros socorros. As 31 auxiliares de odontologia dos municípios da Amrec (Associação dos municípios da Região Carbonífera), receberam na quarta-feira da semana passada na Casa do Professor Paulo Freire, instruções de como socorrer vítimas em casos de acidentes, como proceder em ocasiões de urgência e emergência e no combate ao fogo.
Na quinta-feira, dia 15, o primeiro semestre do ano letivo foi encerrado, e a segunda parte do curso terá ínício no dia 2 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário