O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

VARIEDADES - CEIS trabalham com o meio ambiente

O Projeto Espaço Verde, que é uma parceria entre à Administração Municipal de Içara e a Secretaria de Educação, está sendo implantado nos Centros de Educação Infantis do município.

O Projeto Espaço Verde, que é uma parceria entre a Administração Municipal e a secretaria de Educação de Içara, tendo como principal objetivo o cuidado com o meio ambiente, está sendo trabalhado nas unidades escolares da rede municipal de ensino e também nos Centros de Educação Infantil (CEI) de Içara, onde os pequenos aprendem desde cedo a colocar as mãozinhas na terra e a criarem a própria horta.
“Com o intuito de preservar o meio onde vivemos primeiro foi trabalhado com os alunos o tema ‘educação e respeito na família e com ambiente que eu vivo’. Assim foi realizada a separação do lixo orgânico do reciclado. Todo alimento que restava no CEI durante o dia foram separados pelas merendeiras, colocados no solo para a aduba-ção da terra”, explicou a diretora do CEI Pequeno Mundo, Inslane Felipe.
O processo teve seqüência com a ajuda dos pais de alunos que auxiliaram as professoras na preparação do solo para fazer o plantio. Com a terra preparada chegou a vez das crianças entusiasmadas participarem: a terra foi semeada. Com criatividade também foram utilizadas garrafas petis (cheias de água) na separação dos canteiros “e para espantar as aves foi confeccionada uma boneca de pano, batizada de Lilica”, explicou a diretora.
Para o pequeno Gustavo Faraco, Lilica é uma grande parceira no cuidado da horta. “Ela espanta os passarinho que querem comer as sementinhas que plantamos. Depois que crescer vamos comer as verduras que a gente plantou”, comemorou.
De acordo com a gestora de Educação, Giovana dos Santos, os Projetos ‘Espaço Verde’ e ‘Captação Pluvial’ tem como objetivo promover uma educação diferenciada, que garantam não só inovação, mas também o crescimento, “além de contribuir com a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), ou seja, a qualidade de vida dos cidadãos içarenses e fortalecer toda a comunidade escolar”, finaliza Geovana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário