O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

VARIEDADES - Escola lembra Dia dos Avós com muita diversão

Escola Municipal Lúcia de Lucca, que atende alunos de 1ª à 5ª Séries, prestou homenagens antecipadas ao Dia dos Avós, que é comemorado no dia 26 de julho, que coincide com as férias escolares.

A direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lúcia de Lucca, localizada no Jardim Silvana, em Içara realizou, durante toda a terça-feira, homenagens aos avôs e avós dos cerca de 145 alunos do 1º ao 5º Ano.
Conforme a diretora da instituição, Vanderléia Pizzetti Nunes, apesar de a data ser 26 de julho, resolveram antecipar a comemoração pois neste período estarão de férias. Ela a-crescenta que a interação família e escola vem fazendo muito sucesso na comunidade escolar.
A diretora também acrescenta que a ação faz parte do projeto que está sendo trabalhado no trimestre do ano letivo de 2010, ‘Família e Escola Unidas na Construção do Saber’. “É importante estarmos trazendo os avós para contar histórias, participar de brincadeiras”, relata.
Dentre as atividades realizadas, a primeira foi uma roda de conversas dentro da sala de aula dos alunos, onde, por 30 minutos, os netos ouviram histórias sobre os costumes de antigamente e algumas peculiaridades a respeito de como era o sistema escolar, as brincadeiras e o modo de vida. Mais tarde, aconteceu um café, onde mais experiências foram compartilhadas e posteriormente, um show de valores, com declamações de poesias, a-presentações de gaita, com músicas e danças.
Para o aluno Marco Aurélio Goulart Teixeira, estudante da 4a série, a experiência foi ‘legal’. “Descobri que antigamente era diferente, não tinha tanta tecnologia quanto tem hoje, e as brincadeiras também eram diferentes, mais na rua”, revela o garoto, que foi companhado pela avó Olga Antônio Teixeira. “É importante essas ações para ingressar na educação dos alunos, para fazermos parte”, explica dona Olga, que é avó de mais quatro netos e participa do cotidiano das crianças.
“Meu vô e minha vó são tudo pra mim, por isso fiz essa música pra eles”. Com essa frase Laís Dal Farra Viana, 9 anos, resumiu o motivo de estar cantando para os avós materna Fátima e Valdir Dal Farra e a avó paterna Lurdes Viana.

Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho, e essa data foi escolhida para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Século I a.C. - Conta a história que Ana e o marido Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos.
Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho, Jesus Cristo, que morreu crucificado por toda a humanidade.
São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário