O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

VARIEDADES - Dia Nacional da Saúde é comemorado em Içara

A Secretaria de Saúde de Içara aproveita a Festa de São Donato para comemorar também o Dia Nacional da Saúde junto à comunidade, com ações de prevenção a diversas doenças.

Hoje, 5 de agosto, é o Dia Nacional da Saúde. Para comemorar a data, a Secretaria de Saúde de Içara realiza ações junto à comunidade na Festa de São Donato, que inicia também hoje e vai até o dia 8. Uma barraca estará oferecendo orientações sobre prevenção a doenças, vacina contra a Poliomielite, para crianças de zero a 5 anos, e vacina contra a H1N1, para quem ainda não se vacinou. Uma ambulância também vai estar disponível no local a fim de atender à demanda da festa.
“Uma equipe de saúde vai estar em algumas unidades estratégicas, realizando entrevistas, dando orientações e medicamentos para pessoas que desejam parar de fumar. Os interessados poderão obter mais informações nos postos de saúde”, explica a gerente administrativa da Secretaria, Lisy Barcelos.
Ainda em comemoração à Semana da Saúde, acontecerá no dia 20 de agosto, no Clube Ipiranga, a primeira formatura de agentes comunitárias capacitadas e treinadas para a função. Elas realizaram um curso de 4 meses, contabilizando mais de quatrocentas horas de estudos.
Além destas ações, a Secretaria de Saúde anuncia edital para a compra de 3 carros utilitários para o Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF), que conta com psicólogo, nutricionista, assistente social e farmacêutico.
O núcleo tem sua sede provisória na Estratégia Saúde da Família, no bairro Raichaski, mas atende todo o município, apoiando os Programas de Saúde da Família (PSFs).
No âmbito estadual, a Secretaria de Estado da Saúde comemora com uma solenidade alusiva à data, com assinatura de acordos, exibição de vídeos e lançamento de publicações.
O evento inicia às 14h, em Florianópolis, no auditório do Lacen, na Rua Felipe Schmidt, 788, Centro, e tem acesso gratuito. Na ocasião será lançado o novo slogan do SAMU, que está comemorando a marca de 1 milhão de atendimentos realizados no território catarinense.
No evento, o Secretário de Estado da Saúde, Roberto Hess de Souza, também assinará um convênio de cooperação técnica com a empresa de promoção à saúde TopMed, contratada pelo Governo do Estado para apresentar um “diagnóstico” da condição de saúde dos servidores públicos estaduais.
Também será apresentada a edição número 3 da Revista Catarinense de Saúde da Família, que traz relatos de experiências realizadas nos municípios no campo da Estratégia Saúde da Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário