O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

DISTRITO - Obras de artesão de 11 anos encantam visitantes do Rincão

Com apenas 11 anos, Daniel Floriano superou as dificuldades na escola e desenvolveu sozinho técnicas artesanais com conchas e escamas, cujos trabalhos são expostos em eventos da região.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Com conchas, escamas e cola quente, um menino de 11 anos encanta visitantes do Distrito Balneário Rincão, em Içara. Em uma cabana provisória, na localidade de Pedreira, Daniel Floriano, transforma materiais do mar em trabalhos artesanais. “As pessoas elogiam bastante. Acham bonito o que eu faço”, diz.
Mas, a realidade do adolescente nem sempre foi assim. A mãe, Ana Floriano, conta que ele tinha dificuldades de aprendizagem na escola, quando recorreu a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (FASE). “Lá os profissionais usavam quebra-cabeça para fazer ele exercitar a mente. Então ele começou a fazer artesanato sozinho em ca-sa”, relata.
Hoje, na 5º série, mais do que bom aluno, Da-niel é motivo de grande alegria para a mãe.
“Tinha perdido um filho. Mas, Deus me enviou o Daniel. Ele é o orgulho da nossa família”, diz Ana.
Apesar da pouca idade, o menor faz planos de cursar uma faculdade e ter uma loja grande para comercializar o seu trabalho. “O que eu faço me deixa muito feliz. É legal e ainda ajudo a reciclar o que foi abandonado na praia pelo mar”, considera.
Os trabalhos artesanais, entre cachorrinhos, vasos e flores são comercializados em uma lojinha, em anexo a Casa da Família. Nesta época, segundo Daniel, as vendas estão fracas. Mas, a expectativa para o verão é grande. “No verão vende bem mais. Já cheguei a tirar R$ 25 em um dia”, comentou o pequeno artesão.
A mãe esclarece que a renda fica integralmente com o Daniel, que está economizando para garantir um auxílio para o futuro.
O jovem artesão já teve as obras expostas na Festa da Tainha, na Feira do Peixe Vivo e no último sábado recebeu elogios do Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário