O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

VARIEDADES - Rede Feminina de Combate ao Câncer há 19 anos servindo

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara trabalha para prevenir o câncer de colo de útero e mama, realizando exames e palestras de conscientização para mulheres do município.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)
A história da Rede Feminina de Combate ao Câncer no Brasil começou em São Paulo, em 1946, através do médico cirurgião Antônio Prudente e da esposa, a jornalista Carmem Prudente.
A iniciativa se espalhou por todo o país e, em Içara, a rede foi fundada oficialmente em 25 de junho de 1991, pelo Grêmio de Domadoras do Lions Clube, junto com um grupo de senhoras da comunidade.
A Rede Feminina de Combate ao Câncer é uma entidade assistencial, sem fins lucrativos, que sobrevive com recursos de convênio com a administração municipal, doações e promoção de eventos.
O ambulatório conta com o trabalho de duas técnicas de enfermagem e de uma médica, profissionais cedidas pela Administração Municipal. Além destas, a Rede conta com mais 45 voluntárias, que prestam serviços diversos.
De acordo com Inês Barrichello presidente da entidade, no cargo há um ano e três meses, tudo na Rede é focado na prevenção do câncer. “Nosso trabalho é mais preventivo. Participamos também de campanhas e palestras”.
São atendidas de 15 a 20 mulheres por dia. Em 2009, estiveram no local 4.063 pessoas. “As mulheres içarenses são bastante conscientes quanto à prevenção. Elas procuram o ambulatório regularmente e a maioria retorna para fazer o preventivo uma vez por ano”, conta Inês.
A presidente da entidade explica que o exame preventivo do câncer do colo do útero (exame de Papa-nicolau) deve ser feito, uma vez por ano, a partir de quando a mulher inicia a vida sexual. Até mesmo aquelas que já retiraram o útero devem continuar fazendo o preventivo.
Além do exame de Papa-nicolau, a rede oferece requisição de mamografia, tudo realizado em conjunto com a Secretaria de Saúde de Içara. “Digo às mulheres que tenham cuidado com a saúde, porque todo problema que é detectado cedo, é mais fácil de tratar e curar”, reforça Inês.
A terça-feira é reservada para a entrega de exames e consultas com a médica ginecologista.
“Quando é detectado algum problemas no exame, as enfermeiras agendam um horário para a paciente ser atendida pela médica. Dependendo da gravidade, a mulher é encaminhada à Secretaria de Saúde, que providencia o tratamento adequado”, explica a presidente, que também é voluntária da instituição há 15 anos.
O ambulatório atende das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min, de segunda a sexta-feira, e está localizado na Rua João Menegaro, s/n, anexo ao Hospital São Donato. O espaço foi cedido pela instituição e as dependências construídas pelas voluntárias, com a ajuda da população do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário