O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

POLÍCIA - Conselho Tutelar trabalha no combate à violência infantil

Conselho Tutelar de Içara registra por mês cerca de quatro casos de suspeita de abuso sexual infantil; conselheiros consideram números preocupantes e as vítimas são na maioria meninas.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Para alertar sobre o alto índice de abusos infantil no estado, o dia 24 deste mês é lembrado como o Dia de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Na data que visa a conscientização, o Conselho Tutelar de Içara atendeu a uma suspeita de abuso contra uma criança de apenas seis anos.
Conforme a conselheira Magali de Mello Fernandes, por mês são registrados em média quatro casos de suspeita de violência sexual infantil. Segundo Magali, 90% das vítimas são meninas de até doze anos, sendo que neste mês quatro casos do gênero foram registrados até o momento.
“É preciso que as mães, que têm filha mulher, tenham um cuidado espe-cial e não confiem em quem não conhecem direito”, enfatiza a conselheira.
Nos casos de suspeita, a comprovação é realizada por intermédio de perícia médica junto ao Instituto Médico Legal (IML). Se houver confirmação, os conselheiros conversam com a família para que a vítima seja afastada do agressor, que na maioria das vezes é alguém próximo à criança.
Para auxiliar no processo, a vítima recebe cuidados psicológicos.Se for preciso retirar a criança do lar, a guarda é repassada a outro membro da família ou encaminhada pela justiça a um abrigo, como última alternativa.
Já o conselheiro, Deivid Custódio, aponta que alguns sinais como isola-mento e agressividade, podem indicar um possível abuso. Ele diz ainda, que as escolas são aliadas do con-selho tutelar, pela denúncia de casos suspeitos.
Custódio considera, ainda, que a situação de Içara é preocupante, em função do tamanho do município e da quantidade de ocorrências registradas.
Cinco conselheiros atuam na unidade de Içara.
Denúncias podem ser feitas através do telefone (48) 3432-7668, ou no plantão pelo (48) 9994-4550.

Nenhum comentário:

Postar um comentário