O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

COLUNISTA - Viviane Maragno


Aprendizagem de idiomas na gestação

Crianças testadas reagiram de formas diferentes aos estímulos dos médicos em duas línguas.

Que os bebês escutam e reagem aos sons desde a fase em que estão na barriga da mãe já é de conhecimento comum. Mas uma pesquisa realizada no Canadá traz novidades sobre esse fato. Ouvir dois idiomas durante a gestação pode auxiliar o pequeno no aprendizado de diferentes idiomas.
De acordo com o estudo, publicado no jornal Psychological Science, os bebês nascidos de mães bilíngues apresentam diferentes preferências de idioma do que crianças nascidas de mães que falam uma única língua. Dois grupos de recémnascidos foram testados no experimento: aqueles cujas mães só falava inglês durante a gravidez e outro grupo cujas mães falavam tanto tagalog, língua falada nas Filipinas, quanto inglês regularmente.
Foi utilizado um método de sucção para analisar os estímulos de cada criança. O resultado mostrou que os filhos de mãe que só falavam inglês respondiam melhor quando ouviam o idioma do que o tagalog. Em contrapartida, os bebês acostumados a ouvir duas línguas durante a gestação respondiam de forma igual aos dois idiomas.
Segundo as pesquisadoras Krista Byers, Heinlein e Janet F. Werker da Universidade de British Columbia, a conclusão do estudo sugere que a exposição prénatal pode afetar as preferências das crianças, preparando-as para ouvir e aprender mais de um idioma. A pesquisa também verificou que os bebês bilíngues são capazes de diferenciar os dois idiomas, garantindo que eles não confundam as línguas em um futuro próximo.
Segundo as pesquisadoras “o interesse do bebê bilíngue nos dois idiomas ajuda a garantir a atenção, e, consequentemente, o aprendizado, de cada uma das línguas”. Os resultados do estudo demonstra que as raízes do bilinguismo são mais profundas do que se imaginava, estendendo-se até o período prénatal, garantem elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário