O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

POLÍTICA - Gentil da Luz anuncia cortes e exonerações

O prefeito Gentil da Luz anunciou, oficialmente, nesta terça-feira, em reunião com secretários no Paço Municipal, medidas para a redução de gastos, que atingiram 94 cargos comissionados.


Cortes de gratificações e horas extras, redução de salários, demissões e troca nas pastas; estas foram as me-didas tomadas pelo prefeito Gentil Dory da Luz, nesta segunda-feira, e oficializa-das ontem, para reduzir gastos e, também, satisfazer acordos políticos.
As medidas atingiram 94 pessoas e possibilitam a Ad-ministração Municipal a economia de R$ 240 mil até dezembro deste ano.
Jairo Custódio (PMDB), que era Secretário de Go-verno, assumiu a Subpre-feitura do Balneário Rincão e, também, será o responsável por assinar as autoriza-ções para realização de obras no município, fican-do a gestão da Secretaria de Obras a cargo do prefeito.
“O Jairo é o presidente da comissão de emancipação do Balneário Rincão. Uma pessoa que confio e que tem o meu apoio para assumir a prefeitura do balneário em 2012. Ele vai unificar o Distrito e buscar a organi-zação para a eleição de 20-12”, explica Da Luz.
De acordo com o prefeito, o ex-secretário de obras, José Eloir do Nascimento, é pré-candidato a vereador do Balneário, enquanto que Jairo Custódio é précandidato a prefeito. Por isso, julgou ser mais interessante colocá-lo à frente da Subpre-feitura no lugar de Nasci-mento.
“O Jairo é o meu candida-to à prefeito. Tenho que fortalecê-lo e ele na Subpre-feitura também vai fortalecer o nosso governo”, ressalta.
Da luz ainda complementa: “Estamos no segundo tempo agora. Temos que colocar o time titular em campo”.
O vereador Jurê Carlos Bortolon (PMDB) chegou a ser convidado pelo prefeito para assumir a Subpre-feitura do Balneário Rincão e a Secretaria de Obras. Porém, de acordo com Da Luz, Bortolon considerou que Jairo Custódio era o mais preparado para os cargos e deixou o espaço disponível.
“Já fui subprefeito do Distrito e vereador por duas vezes. Além disso sou morador do balneário. Neste momento, que o prefeito está cortando gastos, vou me esforçar para atender a comunidade do Rincão e dar continuidade ao que o José Eloir do Nascimento já estava fazendo, como o melhoramento das ruas e preparação da praia para a temporada de verão”, destaca Custódio.
De acordo com Custódio, Nascimento deve voltar à antiga ocupação na prefeitura, no setor pessoal.
“O Zé Eloir é uma pessoa de extrema confiança. Agradeço a ele por tudo que fez pelo município”, elogia o prefeito.
O vice-prefeito José Zanolli (DEM) passou a ocu-par o lugar de Custódio, a Secretaria de Governo, e continua interino na Secretaria da Indústria e Comércio. “A colocação de um secretário da Indústria e Comércio, indicado pelos próprios comerciantes, será feita no próximo ano. Até março eu quero um nome indicado por eles”, adverte o prefeito.
Adair Benjamin de Souza, o China, foi exonerado do cargo de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda; ficando fora do governo. Ele informou, no início da tarde de ontem, que ainda não havia conversado com o prefeito a respeito da exoneração.
“Ele pode voltar futuramente para trabalhar no projeto Mesa do Prefeito”, ressalta Da Luz. Quem assume a pasta é o atual secretário da Saúde, Laudo Calegari, que acumula agora as duas funções.
A atual secretária de Administração, Micélia Luiz, passa a responder também pelas pastas de Educação e Finanças. Esta última era ocupada por Cacilda Smielewski, que continua no Paço Municipal, não mais como secretária, ficando no controle interno, ao lado de Emerson de Jesus, que continua na Secretaria de Planejamento e Controle.
De acordo com a gestora de Administração, Pedra Silvano, cinco cargos comissionados que estavam no padrão CC1 passaram para CC2, o que significa uma redução de até três salários mínimos no rendimento mensal de cada um. A gestora preferiu não citar os nomes dos que tiveram os salários reduzidos por considerar uma “informação pessoal”.
Haverá também corte nas gratificações e redução nas horas extras, que não po-derão ultrapassar R$ 20 mil. Porém, áreas essenciais co-mo Educação e Saúde serão preservadas.
O prefeito Gentil da Luz, que já assinou a portaria autorizando os cortes, não descarta novas mudanças no Executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário