O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

POLÍTICA - Raimundo Colombo é eleito governador de Santa Catarina no primeiro turno

O candidato ao governo de Santa Catarina pela coligação “As Pessoas em Primeiro Lugar”, Raimundo Colombo (DEM), foi eleito no primeiro turno no pleito de 3 de outubro, com 1,8 milhão de votos, surpreendendo os progressistas que esperavam um segundo turno.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

O democrata Raimundo Colombo foi eleito governador de Santa Catarina neste dia 3 de outubro.
No início da campanha ao governo do Estado, Colombo (DEM) aparecia atrás de Angela Amin (PP) nas pesquisas de intenção de voto. Na reta final, ele ultrapassou a candidata e também Ideli Salvatti (PT).
O cenário indicava segundo turno. Angela e Ideli apostavam nisso para ter a chance de eleger uma governadora em Santa Catarina, mas o resultado não foi favorável a elas.
O Ibope divulgou no sábado a última pesquisa eleitoral para o governo. Na pesquisa estimulada Colombo (DEM) liderava as intenções de voto com 41%, seguido de Angela Amin (PP) que tinha 27%, e Ideli Salvatti (PT), com 16%.
Mas, ao contrário do que todos imaginavam, e até o próprio candidato, por volta das 20h de domingo, Colombo já tinha votos suficientes para ser considerado o novo governador de Santa Catarina.
Colombo recebeu 52,72% dos votos válidos. A segunda colocada foi Angela Amin (PP) com 24,91% dos votos e Ideli Salvatti (PT) ficou em terceiro, como era esperado, com 21,90%. Professor Valmir (Psol), Gilmar Salgado (PSTU), Carmelito (PMN), Amadeu (PCB) e Rogério Novaes (PV) não obtiveram 1% dos votos válidos dos eleitores.
Em entrevista ao Jornal do Almoço, da RBS TV, na manhã de ontem, Colombo reforçou o compromisso de melhorar a saúde e fortalecer os hospitais filantrópicos. Disse que apoiará as prefeituras para que aperfeiçoem as unidades de prontoatendimento e que vai manter a estrutura administrativa do governo Luiz Henrique da Silveira.
Agora, o governador vai ficar engajado na campanha de José Serra (PSDB) à presidência, no segundo turno, em 31 de outubro.
Raimundo Colombo, 55 anos, foi prefeito de Lages, cidade onde nasceu, deputado estadual, deputado federal e desde 2007 é senador da República, cujo mandato encerraria em 2014. A vaga em Brasília ficará agora com Casildo Maldaner (PMDB), primeiro suplente. Caso ele decline, a jaraguaense Niura Demarchi (PSDB), atualmente na vaga, assume a titularidade e Jaraguá terá pela primeira vez na história dois senadores.
A decisão de Eduardo Moreira (PMDB) em desistir da candidatura própria e coligar com o Democratas, sendo vice de Colombo, gerou desentendimento durante a campanha. Pois, a nível nacional, o PMDB está coligado com o PT, e em Santa Catarina, os esforços do ex-governador e atual senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) reeditaram a Tríplice Aliança entre o PM-DB, DEM e PSDB. Dividido, alguns apoiaram Dilma (PT) e outros Serra (PSDB) à presidência da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário