O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

VARIEDADES - Festival de Teatro Amador de Içara está com inscrições abertas

As inscrições para o festival vão até o dia 15 de outubro e devem ser feitas na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, Centro de Içara, através do preenchimento de uma ficha de cadastro.

(Divulgação)

Criar na população da Região Sul do Estado o gosto pelas artes, especificamente, artes cênicas, é um dos objetivos do Festival de Teatro Amador de Içara, que chega a 9ª edição em 2010.
A Administração Municipal de Içara, por meio da Secretaria de Educação e Cultura informa que estão abertas as inscrições para o evento, que será realizado entre os dias 26 a 28 de outubro.
Conforme o regulamento, podem participar grupos teatrais e escolas de Santa Catarina, que serão selecionadas por uma comissão indicada pelos organizadores.
As inscrições deverão ser feitas até o dia 15 de outubro, através do envio da ficha de inscrição pelo correio para a Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes (Praça da Matriz, s/nº, Centro, Içara, CEP 88820-000). O carimbo postal até esta data vale como comprovante de inscrição. Os interessados também podem se inscrever diretamente na Casa da Cultura.
Mais informações através do endereço de e-mail: artes@icara.sc.gov.br ou pelos telefones (48) 3432-8505 ou 9634-7737, com a coordenadora pedagógica de artes do município, Lílian Philippi.
As peças inscritas poderão ser inéditas, publicadas ou já apresentadas em outros festivais; na categoria de teatro adulto, tendo a duração mínima de 10 minutos e no máximo até 60 minutos.
“Vale ressaltar que o Festival de Teatro Amador de Içara não tem caráter competitivo, e cada grupo receberá um troféu de participação”, salienta a coordenadora de artes, acrescentando que o evento tem como proposta fomentar a criação e produção teatral no Sul de Santa Catarina; “além de despertar o público para a apreciação da arte e do belo; e propiciar o acesso ao teatro”.
A Casa da Cultura tem oferecido cursos artísticos gratuitos para a comunidade içarense. Professores cedidos pela Administração Municipal ministram aulas de balé clássico, street dance (dança de rua) e violão. Para o próximo ano, a instituição planeja iniciar, também, através do apoio da Secretaria de Educação e Cultura, aulas de teatro.
De acordo com a coordenadora de museus, Sanete Monteiro Dagostin, a procura pelo curso tem crescido no município. “No ano passado nós oferecíamos oficinas de teatro, mas a demanda caiu. Agora as pessoas estão procurando novamente. Já enviamos um projeto para a Secretaria pedindo a contratação de um professor para o próximo ano”, conta.
Os alunos de balé clássico e street dance da Casa da Cultura se apresentaram recentemente no 10º Festival de Dança de Içara, que aconteceu nos dias 5 e 6 de outubro, em Içara.
Mais de 300 pessoas, de todas as idades, participam das oficinas oferecidas, tanto na Casa da Cultura, quanto em escolas e instituições do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário