O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

VARIEDADES - Tranqüillo Pissetti faz 25 anos e comemora com atividades

A escola, que completou 25 anos de fundação em 2010, realiza neste mês de novembro dois eventos especiais, em comemoração ao Dia da Consciência Negra e Projeto Intercâmbio Estudantil.

(Arquivo)

Dois eventos preparados pela E.M.E.F Tranqüillo Pissetti, localizada no ba-irro Nossa Senhora de Fáti-ma, em Içara, acontecem no final deste mês.
O primeiro, no dia 22, tem como objetivo comemo-rar o Dia da Consciência Negra (20 de novembro).
Neste dia, a escola rece-berá a professora Kelly Cristina, ganhadora de um prêmio nacional, pelo Edi-tal de Ideias Criativas para o 20 de Novembro - Dia Nacio-nal da Consciência Negra 2010, da Fundação Cultu-ral Palmares, do Ministé-rio da Cultura.
A educadora trará ofici-nas de dança; contação de história, com personagens afro e penteados afro para os alunos. Haverá também apresentações artístico-culturais, através de uma banda, organizada pela professora Ana Lúcia dos Santos Maciel. O grupo é formado por adolescentes de escolas públicas.
“A banda foi criada com o intuito de valorizar o po-tencial dos jovens, evitan-do a evasão escolar e o ris-co social por ociosidade. Uma belíssima apresenta-ção num ritmo parecido ao da Banda Olodum”, expli-ca a coordenadora pedagó-gica da escola, Luciana de Cássia Geremias.
O evento escolar faz par-te da implementação da Lei 10.639/03, que visa a in-clusão, no currículo oficial da rede de ensino, a disci-plina História e Cultura Afro-brasileira.
Já no dia 29, a escola es-tará concluindo o Projeto Intercâmbio Estudantil com a Escola Especial So-nho Dourado, a Apae de Içara. “O projeto vem sendo feito desde o início do ano letivo e visa promo-ver uma interação social entre os nossos alunos e os alunos portadores de defi-ciência”, conta Luciana.
Os estudantes das duas escolas trocaram cartas. Os alunos da E.M.E.F. Tran-quillo Pissetti estiveram na escola especial em agosto, onde puderam conhecer os colegas, assistiram a apre-sentações artísticas, co-nheceram as oficinas e lan-charam juntos.
Agora, no dia 29, será a vez da E.M.E.F. Tranqüillo Pissetti receber a visita dos alunos e professores da es-cola especial.
“Eles conhecerão a nos-sa escola. Haverá apresen-tações artísticas, um amis-toso de futebol, além de um lanche gostoso e entrega de pequenos mimos, para que os alunos guardem de re-cordação, deste momento tão especial para todos os envolvidos”, ressalta a co-ordenadora pedagógica.
Ainda de acordo com Luciana, as ações pedagó-gicas visam à educação in-clusiva e atendem a uma necessidade atual da socie-dade: aprender a respeitar e conviver com as diferen-ças. “Afinal, todos somos diferentes, todos temos nossos potenciais, assim como nossas limitações. A ideia é conhecer, conviver, respeitar promovendo a i-gualdade de direitos e de espaços sociais”, finaliza a coordenadora pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário