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quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

GERAL - Consumidor deve redobrar atenção com compras na internet

Proteção ao Consumidor recomenda certificação das lojas virtuais antes da compra; aquisições fora do comércio tradicional têm prazo de até sete dias para desistência da compra virtual.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Na busca por produtos diferenciados, praticidade e economia, muitos consumidores optam pela compra via internet. Uma aquisição aparentemente vantajosa pode ser motivo de dor de cabeça, caso medidas simples não sejam tomadas antes. Para coibir os problemas cada vez mais recorrentes, o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (PROCON) o-rienta os negócios da grande rede virtual.
Conforme o coordenador Executivo do serviço em Içara, Giovani Martins da Silva, é fundamental que o consumidor conheça o site em que está comprando. “Antes da compra é preciso garantir que a empresa é idônea”, ressalta. Para tal, o consumidor pode consultar o CNPJ da empresa no site do serviço de proteção ao consumidor ou na própria sede do PROCON.
Silva acrescenta que o consumidor pode se certificar da existência da empresa através de ligação telefônica ou recomendação de outros usuários do serviço.
As compras realizadas fo-ra de estabelecimentos comerciais, co-mo na própria residência, contam com o período de até sete dias para desistência do ato. “Nas lojas, o comerciante só é obrigado a trocar em caso de defeitos, mas em compras pela in-ternet ou de porta em porta, o consumidor pode desistir”, explica.
O coordenador executivo acrescenta que em situações similares, o consumidor tem que oficializar a decisão em carta registrada em cartório. Se o produto não corresponder ao escolhido, a troca da mercadoria pode ser solicitada.
Entre as reclamações mais recorrentes, estão: entrega fora do prazo estipulado, entrega de produto diferente do solicitado pe-lo consumidor e produtos com defeitos.
Algumas pessoas acabam vítimas de fraudes na internet, como em situações em que os dados do consumidor são recolhidos para práticas ilegais.
Em caso de dúvidas o esclarecimento do PROCON pode ser procurado na Rua São Donato, 498, sala 02, no Centro de Içara ou pelo telefone (48) 3432-5299.

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