O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

POLÍTICA - Presidente eleito da Câmara Darlan Carpes planeja ações

Recém-eleito presidente da Mesa Diretora do Legislativo Içarense, o vereador progressista Darlan Bitencourt Carpes está em fase de conversação com aliados e funcionário da Casa.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O vereador Darlan Biten-court Carpes (PP) assume em 2011 o tão sonhado posto na Câmara Municipal de Içara.
A eleição da Mesa Diretora do Legislativo aconteceu na última quinta-feira, dia 23. Na ocasião, o progressista recebeu nove votos, sendo eleito presidente. Dos dez legisladores, a-penas Antônio de Mello (PMDB) foi contrário, votando em si mesmo.
“Não guardo rancor de ninguém. Mas, os que foram parceiros vou manter parceiros. Já os que não foram, terão tratamento diferenciado”, comenta o presidente eleito, em tom de desagrado à posição do peemedebista.

Primeiras ações
Entre as primeiras ações que pretende encaminhar no Legislativo em janeiro, está a união dos funcionários da Câmara. “Quero u-nir os funcionários que es-tão distantes dos vereadores e da Câmara. Mostrar a verdadeira importância dos efetivos”, observa.
A emancipação do Balneário Rincão e as conse-quências também preocupam o progressista. “Pretendo trabalhar muito em um planejamento pensando no futuro de Içara, através da formação de um conselho apolítico. Com as eleições no Balneário Rin-cão, o município vai perder receita e haverá a transferência de maquinário, entre outros recursos. É preciso que se faça um estudo para avaliar o impacto destas mudanças”, ressalta.

Apoio do prefeito
De acordo com Carpes, os apoios do prefeito Gentil da Luz (PMDB) e, posteriormente, do vereador Jurê Carlos Bortolon (PMDB), foram fundamentais. “Desde a eleição do Acirton, o prefeito era propenso à minha candidatura. Isto se deve à história de apoio mútuo. Trabalhei na campanha dele quando foi candidato à deputado estadual e o bairro que represento (Aurora) foi o local em que ele recebeu o maior número de votos. Além disso, já fui do PMDB. Fui expulso do partido. Mas, a expulsão, tanto minha quanto do Valmor Rosso, não foi do agrado do Gentil”, relata.
Carpes explica que, quando surgiu o interesse de Bortolon em presidir a Mesa do Legislativo, o prefeito precisou negociar dentro do PMDB para que não houvesse um “racha”, capaz de estremecer a relação do Executivo com a Câ-mara. Ele relata, ainda, que Bortolon tentou articular a eleição de Antônio de Mel-lo (PMDB) para presidente e de André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PS-DB), para vice. Porém, o prefeito o convenceu de que Carpes era o mais indicado para o cargo. “Foi importante a participação de Gentil , Acirton Costa e Jurê Carlos Bortollon”, resume o presidente eleito

União PP e PMDB
O apoio do prefeito revela uma aproximação entre os dois partidos histórica-mente adversários em Içara. Para Carpes, não se duvida que haja uma união das siglas nas eleições municipais de 2012.
“A política é muito dinâmica. O PP e o PMDB são os dois partidos mais fortes de Içara e nunca foram aliados. Porém, conforme a atual conjuntura estadual e nacional, com uniões que nunca imaginávamos, é possível que aconteça o mesmo aqui no município. Assim como em cidades vizinhas, como Forquilhi-nha”, opina.

Pedidos dos aliados
O progressista mostra-se incomodado com as pressões dos aliados após eleito. “O começo de mandato é difícil, pois surgem pedidos e vaidades pessoais. Preciso conversar com todo o grupo que me apoiou e funcionários da Câmara Municipal de Içara para ver o que dá para fazer e o que não dá. Não posso ter atitudes que, futuramente, prejudiquem a Casa e a prestação de contas que deve ser feita no final do mandato. Se alguém ficar triste com alguma decisão, lamento. Mas, tenho que tentar não errar com a população. Tenho que pen-sar no coletivo. Não adianta me pressionar, não posso fazer milagre”, enfatiza o vereador progressista.

Sobre o presidente
Para Carpes, o atual presidente da Mesa, Acirton Costa (PMDB) fez um bom trabalho. “Ele deu abertura para que os vereadores trabalhassem junto. Creio que alcançou os propósitos. Ele sempre conversava com os vereadores para ga-rantir a aprovação dos projetos do Executivo. Tanto que a maioria deles foi a-provada, sendo apenas uns dois deles rejeitados”, destaca o novo presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário