O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

VARIEDADE - EJA realiza formatura na próxima terça-feira

O projeto Educação Para Jovens e Adultos (EJA) vai formar, terça-feira, dia 7, mais uma turma de estudantes; e a solenidade acontece na sede da Fundação Assistencial de Içara (FAI).

(Divulgação)

Com quase 15 anos de e-xistência, o projeto para E-ducação de Jovens e Adul-tos (EJA), mantido pela Ad-ministração Municipal de Içara, através da Secretaria de Educação, realiza a for-matura de mais uma tur-ma. São 35 alunos, de 5ª a 8ª série e de uma 4ª série.
O evento acontece na próxima terça-feira, dia 7, nas dependências da Fun-dação Assistencial de Içara (FAI), com início às 19h.
As aulas do EJA são mi-nistradas no período no-turno, na modalidade de Supletivo.
Atualmente, existem cin-co núcleos em funciona-mento, três de séries inici-ais, localizadas no bairro Mirassol (Balneário Rin-cão); na Escola Quintino Rizzieri (Jardim Elizabete); e na Escola Ângelo Zane-lato (Primeiro de Maio).
O núcleo de 7ª e 8º séries funciona na Escola Esta-dual Augusta Scotti Bacis, no Cristo Rei; e por último, o núcleo de 5ª e 6ª séries em Lombas Pedreiras, sendo as aulas ministradas no centro comunitário.
“Acredito que a educa-ção de adultos resgata a o-portunidade que estas pes-soas não tiveram. É muito fácil condenar aqueles que não estudaram. Mas, não podemos fazer isso sem saber quais as dificuldades pelas quais eles passaram e que os impediram de ter acesso à educação. Pode ter sido problema familiar, financeiro ou, até mesmo, doenças. Porém, agora, se eles decidirem voltar à es-cola, eles podem. É um res-gate da cidadania”, ressal-ta a coordenadora do EJA, Dorís Iolanda Dagostin dos Santos.
A coordenadora conta o caso de um dos estudantes. “Temos um aluno de 45 a-nos que tinha carro, mas não podia dirigir, porque não possuia carteira de motorista. Ele sentia-se in-comodado e apreensivo quando ia dirigir, pois po-deria ser pego a qualquer momento. Com a alfabeti-zação, ele pôde tirar a ha-bilitação”.
Alunos do núcleo da E-ducação de Jovens e Adul-tos (EJA), do bairro Miras-sol, Zona Sul do Balneário Rincão, viveram uma expe-riência inédita recentemen-te, eles foram pela primeira vez ao cinema. “Conver-sando com os eles, desco-bri que a maioria nunca tinham ido ao cinema. En-tão, resolvemos levá-los”, explica a professora pro-fessora Elisângela Faet Lopes. “Eles ficaram im-pressionados com o tama-nho da tela”, conta sobre o passeio no dia 9 de agosto.
Na classe, há estudantes com idades entre 15 e 56 a-nos, todos na fase de alfa-betização. A Administra-ção Municipal fornece a professora, material didáti-co e merenda, e a Associa-ção de Mulheres do Miras-sol disponibiliza o local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário