O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

VARIEDADES - Alunos da Escola Ângelo Zanellato lançam jornal

Estudantes das oitavas séries da E.M.E.F. Ângelo Zanellato tiveram a experiência de produzir um jornal impresso; os textos foram feitos através de pesquisa sobre a escola e o município.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A manhã desta quarta-feira foi especial para os a-lunos das oitavas séries da E.M.E.F. Ângelo Zanella-to, localizada no bairro Primeiro de Maio, em Içara.
Durante a confraternização do último dia de aula, eles receberam exemplares da primeira edição do Jornal EMEFAZ.
Os olhos dos estudantes brilharam ao verem impressos os textos produzidos por eles mesmos.
A ideia partiu da coordenadora pedagógica da escola, Maria Lúcia Mendes, que contou com a ajuda do editor-chefe do Jornal Iça-rense (JI), Maso Nyetto, pa-ra dar forma ao projeto.
De acordo com a professora de português, Jucimar Lima da Silva, responsável por auxiliar os alunos na elaboração do jornal, a produção deu “bastante trabalho e levou mais de um mês”. Inicialmente, a ideia previa a realização de um jornal por equipe. Após u-ma palestra feita pelo jornalista do JI, que explicou os passos para a criação de um jornal impresso, a coordenação da escola decidiu criar um único jornal, com trabalhos de todas as oito equipes, formadas por alunos de duas oitavas séries da escola, totalizando cerca de 50 pessoas.
“Eles gostaram bastante de fazer. Foi um trabalho diferente. Eles pesquisa-ram sobre os acontecimentos na escola durante o ano e também no município”, relatou a professora.
O tema do projeto foi Içara Rumo aos 50 Anos.
“A minha equipe fez a e-ditoria de Variedades. Nós pesquisamos as notícias sobre o tema e criamos os textos. Foi bem legal, nunca tinha feito algo parecido”, conta Cledson Sorato Topanotti, 14 anos.
Durante a entrega dos e-xemplares, o jornalista Ma-so Nyetto elogiou a iniciativa da escola e o trabalho dos alunos. “O jornal ficou muito bom. É importante que, nas próximas edições, todos se envolvam, não só as oitavas séries. Espero que daqui saia alguém que queira seguir a carreira de jornalista”, explica aos estudantes, acrescentando: “Isso aqui é o filho de vo-cês. Acredito que tenham o mesmo sentimento de carinho que tive quando publiquei a primeira edição do Jornal Içarense”, enfatizou.
Para o aluno Jeferson Mazzuchello, 14 anos, foidifícil pesquisar as notícias. “Tivemos um pouco de dificuldade de encontrar as notícias. Pesquisa-mos no blog da escola e em outros sites. A partir disso, criamos os textos. Mas, foi muito bom”, destaca.
A primeira edição do periódico possui oito páginas e conta com as editorias de Utilidades, Geral, Variedades, Esportes, Entre Aspas e Qualidade de Vida.
A direção da escola tem o hábito de publicar as novidades no blog na internet. angelozanellato.blogspot.com acesse e confira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário