O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

GERAL - Entrega de fumo deverá ser paralisada essa semana

Cerca de 600 representantes dos produtores de fumo da Região Sul decidiram pela interrupção da entrega do pAroduto até a próxima segunda-feira, quando deverá continuar a negociação do reajuste.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Produtores deverão interromper a entrega do fumo até a próxima segunda-feira, dia 31. A medida foi definida em consenso entre lideranças sindicais e representantes da classe fumageira em assembleia na noite desta segunda-feira, em Araranguá.
Conforme o coordenador da Comissão do Fumo da Micro Região dos Sindicatos de Trabalhadores do Vale do Araranguá, Val-decir Andrada, a paralisação da entrega visa pressionar as empresas fumagei-ras em prol da assinatura do protocolo de intenções e seguimento da negociação do reajuste da tabela na próxima semana. “Os produtores que ficaram de acordo vão deixar o fumo em casa até a resposta das fumageiras”, ressaltou o coordenador da comissão.
Segundo Andrada, poucos representantes se opuseram à decisão da assem-bleia. Entre os quais estava o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara, Jair de Stefani. No último contato feito com Stefani, o posiciona-mento contrário à interrupção seria exposto aos mais de 600 fumi-cultores presentes..
O posiciona-mento do sindicato, segundo Stefani, seria fa-vorável pela continuidade das vendas até a próxima semana. “Es-tamos apreensivos por u-ma possível da greve da classe. Se for para tomar uma decisão, que seja por uma mobilização grande”, comentou momentos antes da assembleia.
A categoria apresentou no último dia 17, uma proposta de 11,32% de reajuste. Com a negativa por parte das empresas, uma nova proposta com a solicitação de unificação da tabela e acréscimo de 1,27% sobre os valores foi apresentada.
“O valor foi reduzido quase a zero. Só pedimos agora que todas as empresas paguem o mesmo valor”, explica o presidente do sindicato.
O alto endividamento dos produtores também es-teve em discussão no encontro e a desvalorização da produção também entraram em debate.
Na manhã de ontem, Stefani acompanhou algumas compras do produto no município. Ele relatou que todo o procedimento ocorreu normalmente. O município é o terceiro maior produtor do Estado, sendo que cerca de 10 mil famílias catarinenses são subsidiadas pelo fumo.
Os produtores prometem uma ação mais enérgica na próxima semana, caso a resposta das empresas não for favorável ao grupo.Eles querem organizar um movimento forte e capaz de fa-zer frente às fumageiras, nem que para isso tenham que ir para o confronto.
Os fumicultores resolveram cancelar temporariamente a entrega dos produtos até que as empresas assinem o protocolo de intenções. Caso isso não ocorra até o dia 31 de janeiro medidas mais enérgicas poderão ser tomadas, como o fechamento das fumageiras, impedindo que entre ou saia produto dos depósitos em Araraguá e de outras cidades vizinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário