O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

VARIEDADES - Conselheira tutelar fala sobre o atendimento à comunidade

A coordenadora do Conselho Tutelar de Içara, a psicóloga Rainildes Luciano Fernandes, recebeu o troféu Destaque Içarense 2010; e conta como tem sido o trabalho na instituição.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Lidar com conflitos fami-liares e fazer valer o Estatu-to da Criança e do Adolescente são competências dos conselheiros tutelares.
Coordenadora do Conselho Tutelar de Içara, a psicóloga Rainildes Luci-ano Fernandes tem dedicado os dias na difícil tarefa de lidar com famílias de-sestruturadas, casos de exploração infantil, entre outros problemas sociais.
Junto com Rainildes, quatro conselheiros são encarregados de atender o município de Içara, que possui 58,7 mil habitantes.
“Temos muito trabalho. Atendemos as pessoas que vêm até a sede do conselho, por telefone e, também, vamos às escolas. Nossa função é orientar como melhor proceder em casos que envolvam menores de idade”, explica a coordenadora.
Nos meses de janeiro e fevereiro, há menos procura do conselho, devido às férias. “A maior demanda de chamados vêm das escolas. Por isso, nestes meses, o movimento é menor. Normalmente elas nos enviam o APOIA, documento de solicitação, quando alguma criança está faltando aula. Então, nosso trabalho é ir à casa da família saber o porquê”, ressalta.
Quando a família é intimada a comparecer no Fó-rum, também é dever dos conselheiros garantir que cheguem à instituição. “Muitas vezes, recebemos notificações do Ministério Público pedindo que encontremos o endereço de adolescentes”, conta uma das conselheiras, Gislaine Batista Barbosa.
Chamadas feitas através do Disque 100, de qualquer parte do território nacional, são encaminhadas aos conselhos. “A partir da de-núncia anônima, temos que investigar e dar uma resposta à promotoria do município e a Brasília”, es-clarece Rainildes.
Com a emancipação do Balneário Rincão, a coordenadora acredita que o trabalho ficará menos sobrecarregado. “Recebemos muitas denúncias vindas do Rincão. Nesta época do ano, a principal é o envol-vimento de jovens com usuários de drogas. Além disso, existem os bairros carentes, que precisam de atenção especial. Com a e-mancipação, o novo município deve ganhar um Conselho Tutelar, com mais cinco conselheiros, o que vai facilitar nosso trabalho”, observa Rainildes.
Natural de Içara, formada pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) em 2005, Rainil-des está no Conselho Tutelar de Içara há quatro anos e desde 2010 é coordenadora da instituição.
A conselheira, Destaque Içarense 2010, já trabalhou na Casa de Repouso Tia Lúcia, no bairro Cristo Rei, e presta serviços como psicóloga no Centro de Recuperação Vida Jovem, em Pe-dreiras.
O Conselho Tutelar de Içara atende das 8h às 18h, na sede e através do telefone (48) 3432-7668. Nos plantões, à noite, o número é (48) 9994-4550.

Nenhum comentário:

Postar um comentário